sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Hipotermia: como evitar?

Para iniciar as postagens de 2008 eu começo com um tema muito comum dentro do Montanhismo, a Hipotermia. Um problema que certamente ocorre com os montanhistas mais distraídos e inexperientes, ou até mesmo aqueles mais experimentados que acabam por não dar a devida importância aos detalhes de uma expedição. Bom ano novo à todos e boas escaladas\caminhadas.

O que é hipotermia ?
A hipotermia é a assassina dos montanhistas descuidados e pode ser classificada como um desordenamento do organismo causada pela perda de calor que é ocasionada quando nos expomos em demasia às intempéries climáticas tais como a chuva, vento, neve e baixas temperaturas. As quais geralmente nos submetemos quando em atividades realizadas em áreas desprovidas de abrigos adequados.

Que riscos ela oferece ?
Os riscos que a hipotermia oferece podem ser grandes se não identificada e tratada a tempo. Inúmeros são os casos fatais dentre montanhistas e excursionistas que desconhecem este estado de debilitação ou mesmo que o confundem com um mero cansaço. Um indivíduo em estado de hipotermia tende a ficar sonolento e é tomado pela vontade incontrolável de parar e descansar onde estiver. É isto que, infelizmente, leva a morte de forma sutil e indolor. Algumas pessoas dizem que a morte por hipotermia é uma das mais agradáveis. Eu, particularmente não acho que a morte possa ser agradável.

Quais são os sintomas ?
Primeiramente são tremores e calafrios que vão ficando cada vez mais intensos seguidos por perda considerável de coordenação motora que faz o indivíduo diminuir sua capacidade de realizar tarefas simples aumentando a probabilidade de se desequilibrar podendo causar um acidente que pode complicar ainda mais a situação. Este estado se dá devido o organismo causar uma diminuição da circulação do sangue para os membros, preocupando-se com as áreas vitais. Logo após os sintomas citados chega-se a exaustão caracterizada pela falência muscular seguida de coma e morte.

Como socorrer um hipotérmico ?
Caso esta pessoa esteja próxima de alguma área urbana chame imediatamente uma ambulância (Fone: 193 ou 190 dependendo da região). Mas se não for este o caso e você estiver no meio de uma mata onde o automóvel mais próximo fica a dois dias de caminhada vai ter que agir com muito sangue frio da seguinte forma: O objetivo principal é isolar a pessoa do frio a qualquer custo. Pare e monte um abrigo, uma barraca por exemplo. Coloque roupas secas e quentes na pessoa, de preferência roupas de lã. Coloque-a em um saco de dormir, devidamente isolado do solo, dentro da barraca ou qualquer outro tipo de abrigo. Feito isto providencie alguma bebida quente e doce que ajudará no restabelecimento da pessoa. Nunca dê bebidas alcoólicas para a vítima, as bebidas alcoólicas fazem com que a pele irradie calor para dissipar toda energia ganha com o álcool, essa sensação de calor não dura muito tempo e depois que ela passa a pessoa acaba com mais frio do que antes. Isto ocorre porque o organismo dissipa grande parte do seu calor e energia para eliminar o álcool. Caso não tenha barraca, roupas secas, ou seja, esteja em situação crítica, use de improviso. Já houve muitos casos em que homens sem roupas, pois as mesmas estavam molhadas, entraram no mesmo abrigo e ali permaneceram fortemente abraçados pois este era o único meio que dispunham para se aquecerem.

Como se prevenir ?
Um bom preparo físico e uma boa alimentação são importantes para enfrentar o frio já que o organismo consome bastante energia para manter o corpo aquecido. O melhor conselho a seguir é ter sempre em mãos um kit contra hipotermia que pode ser acondicionado em uma pequena bolsa. Leve sempre para qualquer excursão, caminhada ou escalada, (mesmo que você tenha quase certeza de que voltará antes do anoitecer), um anorak (jaqueta impermeável), blusa de lã, lanterna a prova d'água (de preferência de cabeça), sacos de lixo grandes, um saco de bivaque grande e impermeável e alguns chocolates. Um anorak e uma blusa de lã são uma boa combinação contra o vento e a chuva numa emergência, o anorak ou um saco de lixo protegem do vento e a blusa de lã mesmo molhada mantém o calor. Leve sempre roupas adequadas e informe-se sobre as características climáticas da região que pretende ir.
Mais sobre hipotermia, clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu incluiria aqueles sacos aluminizados que são vendidos nas casas de montanhismo no formato de lençol ou de sacos fechados.
Adilson Peçanha

André Zancanaro disse...

Também é um ítem interessante. Apesar de eu ter um destes plásticos durante uns 10 anos no meu estojo de PS e nunca precisar ter usado é uma boa pedida numa roubada dessa! Espero ter ele no meu estojo mais 10 anos sem usar! hehehe...