domingo, 22 de junho de 2008

Livros: Livros de Excursionismo do Beck

Desde que comecei o Sérgio Beck sempre foi um referência pra mim na parte literária do montanhismo, na época não tinha a internet e muito menos sites com informações referentes ao tema, então o jeito era comprar os seus roteiros datilografados e cartas topográficas e partir para a montanha, como não tinha fotos eu ficava imaginando como seria a tal subida que ele estava descrevendo, ou então aquele lance de escalada, enfim era muito legal.

Em paralelo ele foi lançando seus livros começando pelo “Aventura de Caminhar” que mais tarde foi revisado e lançado com o nome de "Convite a Aventura" juntamente com uma série de outros livros formando praticamente uma bibliografia completa sobre excursionismo. O Beck lançou também a revista Aventura Já que na minha opinião foi a melhor revista sobre excursionismo que já existiu no Brasil, juntamente com a Headwall que era focada em ecalada, infelizmente ambas não existem mais.

Seguem abaixo os livros do Beck que eu sugiro a leitura do “Convite a Aventura” e do “Com Unhas e Dentes” para que escala. Os livros podem ser adquiridos com o próprio autor em seu site http://www.livrosdobeck.com/ ou nas principais lojas de montanhismo.

Convite à Aventura - Técnicas de caminhada e acampamento em trilha. O livro básico do excursionista estava esgotado e tinha sido temporariamente substituido pelo Livro de Aventura do Excursionista Decidido, abaixo. Mas acabou sendo atualizado e reimpresso (em 2004). 200 páginas.

Aqui temos técnicas de caminhada, acampamento, dois capítulos sobre equipamento, alguma coisa sobre orientação e uso de mapas, fotografia, excursionando com crianças, e finalmente algumas noções de sobrevivência (mas não trata de plantas comestíveis ou de armadilhas, porque não é disto que um excursionista precisa)...


Com Unhas e Dentes - o clássico livro de técnicas de escalada e segurança em montanha, que foi reimpresso em 2003, com 186 páginas.
Trata da ética do esporte, os nós mais comuns, as técnicas básicas de progressão, ancoragens e segurança, rapel e escalada artificial, aborda também alguma coisa sobre escalada esportiva e de competição, bem como algumas noções de treinamento e de auto-resgate, encerrando com rápidas noções de escalada de big-walls, e gelo e neve.

Além desses dois livros no site do Beck você ainda pode encontrar a sua série de livros de bolso, e o "Ratos de Caverna" sobre espeleologia.

Marcelo Wood

2 comentários:

Felipe Moron Escanhoela disse...

Caro Marcelo, o link para o site do autor está quebrado. Você conhece alguma forma de entrar em contato com ele?

Anônimo disse...

Olá Felipe,

O único contato que eu tinha dele era o site, mas ele deve ter retirado do ar. Infelizmente não conseguirei lhe ajudar.

Abs

Marcelo Wood