sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pós-Graduação em Ambientes de Montanha

Pra quem tiver interesse:

De agosto a dezembro deste ano será ministrada a disciplina AMBIENTES DE MONTANHA no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Será durantes as terças das 13 às 17 horas na Ilha do Fundão, CCMN, Instituto de Geociências. Serão abertas vagas para pessoas que não são alunos da UFRJ, basta procurar: fariaantonio2003@yahoo.com.br

AMBIENTES DE MONTANHA
(Tópicos Especiaias em Geomorfologia)

Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFRJ
Dr. Antonio Paulo de Faria
(Prof. Associado - IGEO/UFRJ)

A disciplina Ambientes de Montanha, ministrada para os cursos de mestrado e doutorado, estuda a dinâmica dos ambientes de montanha em áreas glaciais, temperadas, desérticas e tropicais. Procura entender como as montanhas se formam e evoluem em função dos processos geomorfológicos e geológicos, e os efeitos dessa dinâmica nas áreas ocupadas pelo Homem. Objetiva ainda entender os problemas ambientais causados pelo uso, bem como a evolução das relações sociais com as montanhas.

São apresentados materiais especiais em uso nas montanhas, aulas de campo e técnicas de coleta de amostras em áreas verticais. As aulas são ricamente ilustradas com projeção de slides e são incentivados debates entre os alunos.

Nenhum comentário: