sexta-feira, 15 de junho de 2007

Visitantes multados por usar trilha proibida no PARNASO

Parabéns ao pessoal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos!!! Essa notícia desce como cerveja gelada!!! Tão boa que é digna de ser postada em nosso blog!!! Vejam:

"Visitantes multados por usar trilha proibida no PARNASO


No feriadão de Corpus Christi a fiscalização do PARNASO multou um grupo de visitantes que entrou irregularmente no parque por trilha proibida no Vale do Caxambu. Outro grupo foi multado por jogar lixo e desrespeitar as normas na área de montanha.

Durante o feriado os ingressos para a Travessia Petrópolis-Teresópolis se esgotaram, atingindo a capacidade de suporte de 100 pessoas entrando por dia para a montanha em cada portaria. Alguns montanhistas tiveram que adiar o passeio para o dia seguinte ou mudar de roteiro.

O grupo autuado entrou irregularmente por trilha proibida e foi multado. A autuação de grupos que entram por trilhas irregulares é mais freqüente nos feriados em que a capacidade de suporte da travessia é atingida, mas o controle dos termos de conhecimento de riscos e responsabilidade permitem a detecção dos visitantes irregulares.

Os visitantes, um grupo de seis pessoas de São Paulo, foram multados em R$ 200,00, além do pagamento das taxas devidas, por causar danos à Unidade de Conservação (Art. 40 da lei de crimes Ambientais). A utilização de trilhas proibidas dificulta a gestão da visitação, compromete a segurança do visitante e a preservação dos campos de altitude, já que o número máximo de visitantes é extrapolado.

A definição das trilhas permitidas e proibidas vem sendo travada no processo de atualização do Plano de manejo do Parque com ampla participação de montanhistas e interessados em geral. As trilhas proibidas são aquelas que comprometem a gestão da visitação (acessos irregulares à UC) ou que cruzam áreas especialmente frágeis, como as trilhas de monitoramento do macaco muriqui.

Outro grupo foi autuado por despejar lixo nos campos de altitude, além de desrespeitar o horário de silêncio e as restrições ao consumo de bebidas alcoólicas. O Parque recebeu muitas reclamações de campistas em função do comportamento inadequado deste grupo no acampamento do Abrigo 4.

PARNASO"


UMA SALVA DE PALMAS PRA GALERA DO PARNASO!!!

2 comentários:

Marcelo Wood disse...

Parabéns mesmo, só acho que a multa deveria ser mais salgada!!!

Caneladas disse...

Oulá Camaradas!!!!!!! Tudo blz com todos?!?!?! Quem vos fala é o Alek, bróder do MArceleza e do Ed!!! (:,

Hey, vale deixar registrado que foi um puta prazer andar com todos vocês e dividir a mesma paisagem!!! Valeu pela companhia e pelas risadas.

O blog é muito show e as fotos da S. dos Orgãos, falar o que, né. Estão todas impecáveis.

Eu por cá não registrei menas que 300 fotos e andei fazendo uma seleção e passando pro pessoal. Estarei deixando o meu contato pra que assim caso queiram eu as passe por email, que té agora não achei o necas de pitibiriba de email de vocês (:, mas tenho quase certeza de que deve estar em algum lugar do blog!!!!

Caríssimos e caríssimas
Forte abraço pra todos vocês

LÊ Lê Ô

vai o contato: alramone1@yahoo.com.br