terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Camping no Montanhismo: Onde montar sua barraca.

O camping, como o montanhismo em geral, é parte curtição, parte ralação. Sendo assim você pode tornar sua vida imensamente mais fácil aprendendo adequadamente as técnicas do camping e da cozinha excursionista. Montar um "lar" temporário em um ambiente outdoor pode ser fácil e rápido, prover um abrigo confortável, quentinho e com ótima comida! Porém, o camping tem um componente crítico na sua prática: O respeito a Natureza. De fato, essa deve ser a principal premissa do camping. Vamos encarar isso: Nosso conforto é secundário quando se trata de preservar o ambiente natural! As montanhas, rios, planíces, praias não estão onde estão por causa da gente, isso tudo existe muito antes de pisarmos na face da Terra então o mínimo que podemos fazer é respeitar e preservar estes lugares que nos proporcionam tantas alegrias.

Vamos a partir de agora dar início a uma série de postagens no sentido de demonstrar como podemos acampar causando o mínimo de impacto possível as áreas naturais.

Camping de baixo-impacto:

Onde montar sua barraca:

Montanhistas nem sempre montam sua barraca numa área confortável. Geralmente eles andam até uma pequena e privilegiada "areazinha" (as vezes nem tanto) com aquela brisa gostosa de pé de serra, pois isso os põe próximos ao cume da montanha. Qual outra razão poderia haver, porque iam fazer um pique-nique naquela área em especial? Porque é confortável? Bonito? O som dos pássaros é legal? As vezes você poderá ter tudo isso de uma vez só, mas em outras vezes você terá que tomar alguns cuidados para preservar o ambiente. Vamos ver agora quais os locais de acampamento que causam menos danos ao ambiente. Do melhor para o pior, aqui vão eles:

Neve: Não é o caso do Brasil, porém se você for para alguma área nevada da América do Sul ou do resto do mundo isso é interessante. Na neve, depois de um tempo que levantar acampamento, não vai permanecer nenhum sinal de que alguém esteve ali. Impacto zero.

Rocha: Apesar de não ser confortável a rocha resiste a quase todos os impactos de um acampamento.

Areia ou pedriscos: Esta é a próxima melhor escolha, bem resistente a impactos.

Clareira dentro da mata ou floresta: Menos aconselhável do que as três anteriores, mas aceitável.

Grama em região natural: A grama em regiões montanhosas faz parte de um ecossitema extremamente frágil. Uma barraca instalada por uma semana nesse tipo de vegetação pode destruí-la totalmente.

Vegetação rasteira em região natural: A vegetação em ambiente de montanha cresce muito lentamente e pode levar anos para se recuperar de um acampamento.

A margem de água: A mata ciliar é muito delicada e não deve ser deteriorada por acampamentos e também há o crescente problema de poluição das águas com a crescente presença de pessoas nestas áreas.

Em geral, você deve ser honesto ao avaliar os impactos de qualquer área de camping. Acampe longe de fontes de água, vegetação que podem sofrer danos, trilhas e de outros acampadores. Procure por um lugar naturalmente desprovido de vegetação e resistente a impactos. Tente achar um lugar onde haja uma inclinação natural onde você precise somente nivelar a barraca ou onde você possa cavar valetas para a drenagem de água da chuva. Para obter uma posição confortável também é importante atentar para a direção e intensidade do vento. Um brisa entrando pela porta principal da barraca durante o dia pode ser até agradável, porém durante a noite isso pode causar um queda brusca de temperatura no interior da barraca. É bom também se preocupar com eventuais ventanias e reforçar bem as ancoragens visto que em montanhas o vento muda de direção sem aviso.


Fontes consultadas:


  • Mountaineering: The Freedom of the hills, fifth edition.
  • Princípios de conduta consciente em Ambientes Naturais, Folheto editado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente - Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas, em dezembro de 2000.
  • Leave no Trace Inc.

Nenhum comentário: