sábado, 26 de abril de 2008

Pico dos Marins: tomando chuva!

O que é melhor, tomar chuva numa travessia ou ficar mofando em casa? Pois é.
Neste último dia 19 de abril (dia do índio) eu o Silas e o Marcelo fomos para um programa "de acordo". Seguimos para Piquete - SP para realizar a travessia Marins - Itaguaré apesar da previsão chuvosa para os dias posteriores. Saimos de Jundiaí - SP por volta das 3:40 da manhã e por volta das 7 horas já estavamos chegando ao Acampamento Base onde deixamos o carro sob os cuidados do Milton que é guia da região e faz os resgates do pessoal no Itaguaré para terem como voltar até onde deixaram os carros.
O pico dos Marins fica em Piquete, tem 2422 metros de altitude e até então era considerado o segundo ponto mais alto de São Paulo, atrás da Pedra da Mina, porém vi alguns caminhantes dizendo que em posteriores medições descobriu-se que o Marinzinho é um pouco mais alto que o Marins, e que em mais recentes medições foi constatado que a Pedra da Mina está fora do Estado de São Paulo e que o Marins voltou a ser o mais alto, especula-se de tudo. Se alguém souber de FATOS sobre esse assunto entre em contato conosco.

O que posso afirmar sobre o local é que apesar do tempo ruim que pegamos ele é extremamente bonito, é uma mescla de travessia petrô-terê com os campos de altitude do Itatiaia.
No meu caso este se fez um local extremamente acessível e barato se comparado com outras travessias e ao fato de não haver taxas de ingresso além da contribuição com o estacionamento lá no Milton que é uma pessoa extremamente agradável. Infelizmente nossa travessia até Itaguaré foi frustrada, primeiro pelo clima desfavorável e a baixa visibilidade o que dificultava a navegação e segundo por um descuido do nosso camarada Silas que "deu mole" para uma bolha no seu pé que acabou estourando e comprometendo seu desempenho na caminhada.
No tempo que ficamos por lá encotramos como o pessoal do GAM, pessoal muito divertido e com dois escaladores da região de Brotas que agora moram em São Paulo, o Alex e o Weberson que apesar do tempo ruim avançaram até a pedra redonda no segundo dia e deram uma arrumada nos tótens de demarcação da trilha, a qual assim que melhorar o tempo nós iremos retornar para fazer.
Gravamos algumas imagens por lá o que possibilitou uma ediçãozinha para colocar aqui no blog, logo abaixo:

8 comentários:

Unknown disse...

Muito legal, apesar do mau tempo foi show de bola!!!

Precisamos voltar lá com urgência!!!

A edição também ficou show, parabéns!!!

Anônimo disse...

Falaeeeeeeee!
Po, o video ficou show de bola!!!
Parabens pela otima edição!
Postei lá no meu site com link pra vcs aki.
Grande abraço.

André Zancanaro disse...

Valeu Maurício!

Jongo de Piquete disse...

No próximo final de semana teremos aqui em Piquete um evento de grande importância para a preservação do Circuito Mantiqueira.

É o 1° Ciclo de palestras sobre Comportamento e Atividades em Montanha.

O evento acontecerá no próximo dia 17 de maio, com inicio às 14:00 h no Acampamento Base Marins – Estrada Vicinal José Rodrigues Ferreira km 21 – Bairro dos Marins em Piquete – SP divisa com Marmelópolis – MG, com entrada franca.

Estarão presentes importantes nomes do seguimento de montanhismo e escalada, abordando e mostrando quais as conseqüências e impactos em ambientes naturais de montanha.
Programação
Sábado 17 de maio

- 14:00 h - Abertura oficial e apresentação dos palestrantes.

- 14:10 h - Os sete cumes da Serra da Mantiqueira, apresentação de Orlando Mohallen.

- 15:15: h – Ética e mínimo impacto, a transformação ordenada do maciço do Pico dos Marins, apresentação de Marcio Bortolusso.

- 16:30 h – Código Florestal / Lei de crimes ambientais, implicações legais para usuários e freqüentadores, apresentação de Mônica Lais Storolli.

- 18:00 h – Operação Marins o sumiço do escoteiro Marco Aurélio, apresentação de Rodrigo Nunes.


Domingo 18 de maio

- 07h:00 h – Passeio ao Pico dos Marins e Operação LIMPA TRILHA; a ser efetuada por monitores ambientais e guias de montanha.


Palestrantes:


Orlando Mohallen, empresário do setor de turismo, (www.triboomontanhismo.com.br) escalador e montanhista, já realizou os principais roteiros de caminhadas e escaladas nacionais na região de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras e diversas internacionais como Monte Aconcágua 6.962m na Argentina, Vulcão Licancabur 5.915m no Chile, Pequeno Alpamayo 5.450m na Bolívia, Nova Zelândia e Austrália.

Marcio Bortolusso, atua como Documentarista de Aventura, Natureza e Cultura Regional, com ênfase em Fotografia e Cinegrafia de Montanha. Bacharel em Comunicação Social, é Diretor da PHOTO VERDE ® Produções, organismo pioneiro neste segmento, com projetos de cunho sócio-ambiental, cultural e desportivo realizados junto às mais importantes mídias e empresas do setor (www.photoverde.com.br), Membro fundador do Centro Excursionista Gravatá e montanhista há 15 anos, realizou expedições exploratórias e produções da Patagônia aos Alpes, dos Andes Centrais às Montanhas Rochosas, de cumes isolados pela densa Mata Atlântica às áridas formações rochosas do Monument Valley, de montanhas nordestinos à abertura da maior via de escalada do Brasil. Após abrir algumas das primeiras vias de escalada da região (incluindo a primeira do Pico dos Marins, pela Face Leste, após 10 dias de árdua escalada), tem como principal objetivo como montanhista transformar de forma ordenada o Maciço dos Marins em um dos principais pólos de escalada Tradicional do país. Sempre atento às questões sócio-ambientais e em constante evolução, apresenta-se como um dos mais atuantes documentaristas de Montanha do país.

Mônica Lais,Formada em Ciências Jurídicas pela PUCCAMP, especialização Latu Sensu na Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Pós Especialização em Direito Ambiental na Faculdade de Saúde Publica de SP, nomeada Executiva Publica I, prestando serviços como Assessora Técnica da Diretoria Geral do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais -DEPRN – Associada ao Clube Excursionista Universitário – CEU – USP SP.

Rodrigo Nunes, formado em jornalismo pela FATEA – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila de Lorena – SP, concluiu também o curso de Especialização em Jornalismo Investigativo na UNIP – SP, formado Técnico em Turismo pelo Centro Educacional Paula Souza – SP, cursou especialização em Ecoturismo pelo Instituto Godiwana de Ubatuba – SP é o autor do livro mais vendido em todo o Vale do Paraíba – SP - Operação Marins o sumiço do escoteiro Marco Aurélio e Operação Marins 2 novas descobertas.

Maiores informações: 011 9770-1991 com Milton / basemarins@yahoo.com.br e no www.basemarins.multiply.com

Este é um convite a sua participação no evento e solicitação da sua inclusão em seu blog. Espero que venha e participe da OPERAÇÃO LIMPA TRILHA (que estará recolhendo os restos deixados pelos que subiram ao Pico dos Marins).

Lembrando que para preservação do Circuito Mantiqueira nossos visitantes devem respeitar os 4 Mandamentos do Ecoturismo:
Não matar nada, a não ser o tempo.
Não tirar nada, a não ser fotografia.
Não deixar nada, a não ser pegadas.
Não levar nada, a não ser saudade.


Idelmo Reis
idelmo@uol.com.br
12 9147-4865

Anônimo disse...

Alguem poderia me dizer se o site WWW.BASEMARINS.MULTIPLY.COM esta ativo conforme no comentario para maiores acessa-lo. obrigado

Jongo de Piquete disse...

o www.basemarins.multiply.com está ativo sim

Idelmo Reis
idelmo@uol.com.br

Anônimo disse...

Só errou em dizer que o Pico dos Marins é o segundo em altura no estado.

Até 2004 o Pico da Pedra da Mina era conhecido como ponto mais alto do estado de São Paulo pertencente a Queluz e o Pico dos Marins era o segundo.

Mas estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica) em conjunto com o IME (Instituto Militar de Engenharia) indicou que a Pedra da Mina fica totalmente em territorio mineiro, na cidade de Passa Quatro.

Assim o piquetense Pico dos Marins voltou a ser oficialmente o ponto culminante do estado de São Paulo.

Veja no site do IBGE
http://www.ibge.com.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=215&id_pagina=1

Viva o GPS....

idelmo@uol.com.br

Anônimo disse...

O 2º Ciclo de Palestras sobre Atividades em Montanha acontecerá no dia 16 de maio, no Acampamento BASE MARINS no município de Piquete / SP.

O Evento marca a abertura oficial da temporada de inverno no município e região em atividades de esporte, cultura e turismo em montanha. Os temas abordados terão seu foco principal em princípios de comportamento e segurança nas diversas atividades que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o período de outono e inverno, onde o numero de visitantes aumenta consideravelmente.

Considerados referências em suas áreas de atuação, os palestrantes convidados irão ocupar boa parte de suas falas com importantes informações e exemplos de como os visitantes podem e devem atuar pela defesa e conservação do meio ambiente, como se comportar e o que fazer em caso de emergência em ambientes naturais, além de programas vitoriosos e implementados em parques e unidades de conservação em diversos municípios do estado de São Paulo, bem como seus parques estaduais.

PROGRAMAÇÃO

14:00 – CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO VALE DO PARAÍBA
Ocílio José Azevedo Ferraz - Sociólogo, Secretário de Turismo de Piquete, ex-membro dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, ex- professor da UNIP e SENAC, autor de diversas publicações na área de Turismo, Cultura e Gastronomia.

15:00 - AÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES EM MONTANHA
Silvério Nery – Engenheiro Elétrico - USP, Presidente da CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e da FEMESP - Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo –. Montanhista amador (montanhas nevadas na Bolívia e Peru, paredes rochosas nos Estados Unidos, Rio de Janeiro, Itatiaia, São Bento do Sapucaí, Andradas, Bragança Paulista, Guarujá, Nova Friburgo). Faz trekking (Parque Nacional Torres Del Paine no Chile, Circuito do Annapurna e o trekking ao Campo Base do Everest no Nepal, travessias na Cordilheira Huayhuash e Cordilheira Blanca no Peru, e travessias (Serra Fina, Marins - Itaguaré, Petrópolis - Teresópolis, Serra do Cipó).

16:00 – PROGRAMA PEGA LEVE! - MÍNIMO IMPACTO EM AMBIENTES NATURAIS
Milton Dines – Doutorando em Geografia do Turismo – USP, Coordenador do “Programa Pega Leve!”.

16:30 - PLANEJAMENTO E MANEJO EM TRILHAS
Roney Perez dos Santos – Geógrafo atuante no CEU - Centro Excursionista Universitário desde 1980 como montanhista, espeleólogo e canoísta. Instrutor de diversos cursos de montanhismo espeleologia, fotografia de natureza, implantação e recuperação de trilhas, meteorologia de campo para montanhistas. Co-autor do “Programa Pega Leve!”. Colaborador da FEMESP. Funcionário da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/ CETESB desde 1986 trabalhando com: recuperação de ecossistemas degradados, diagnóstico ambiental, geoprocessamento, ecoturismo e uso público nas unidades de conservação, implantação de projetos e gestão da pesquisa ambiental.

No domingo dia 17 haverá subida ao Pico dos Marins com acompanhamento de monitores e guias da região saindo da BASE MARINS às 7:30 hs.

Organização
Big Mountain - Promoções & Eventos – [11] 9770-1991 – Milton Gouvea
Realização:
Acampamento BASE MARINS - www.basemarins.multiply.com
Apoio:
FEMESP – Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo - www.femesp.org
CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada - www.cbme.org.br
CIRCUITO TURÍSTICO MANTIQUEIRA
CJRVB - Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau - www.conventionbureau.org.br
Prefeitura Municipal de Piquete – Secretaria de Turismo
Colaboração:
NATUREZA FM - 107,9 MHz
TRIBOO - Loja e academia de montanhismo e escalada - www.triboo.com.br
IRC – Idelmo Reis Consultoria