quinta-feira, 16 de abril de 2009

Travessia Marins - Itaguaré 2009

Nesse último feriado (10/04/2009) fizemos pela primeira vez a travessia Marins - Itaguaré. Localizada na serra da Mantiqueira, na divisa São Paulo / Minas Gerais tem o seu início na cidade de Piquete-SP. Gostei bastante da travessia tanto pela beleza do lugar como pela parte técnica, existem várias escalaminhadas ao longo da trilha o que torna essa travessia bastante exigente no preparo físico.

Deixamos os carros no Acampamento Base Marins com o Milton e pegamos a estrada em direção ao morro do Careca que é onde a trilha começa realmente.

Parada para arrumar as tralhas e apreciar o tapete de núvens no morro do careca.

Marcelo e Weberson na subida da trilha para o Pico dos Marins.

Ao final da primeira parte da trilha para o pico paramos para um lanchinho rápido.

Márcio na trilha um pouco antes do trecho de trepa pedras, que aliás serão vários trechos ao longo da travessia.

Onde está o AleX-Men? Pela foto dá para ter uma idéia da imensidão do lugar.

Para o primeiro camping optamos pelo cume do Marins devido ao bom tempo que estava fazendo e estarmos com o cronograma adiantado.

No cume do Marins a Lua cheia dispensou o uso de lanternas.

Só o céu aberto e estrelado já valeu a pena a esticada até o topo.

O nascer do sol com a Serra Fina ao fundo e um pouco mais próximo na esquerda o nosso objetivo para o final do dia: O Itaguaré.

No outro lado a lua cheia ainda continuava no céu.

Olha a cara de felicidade do Márcio ao amanhecer. Ele não morde não!!!

Trecho com auxilio de corda na descida do Marinsinho sentido pedra redonda.

O céu azul e aberto de outono anunciava mais um dia de sol no lombo!

Silas descansando com o Marinsinho ao fundo.

Sérjão, mais conhecido como "Puma" da montanha!!!

Finalmente a Pedra Redonda está chegando, do Marins até ela levamos 3 horas. Passando a pedra redonda existe uma área de camping porém não existe água. Todo o trecho do segundo dia é feito sem água, ou seja, abastecer antes de sair no riacho da base do Marins.

Weberson brincando na Pedra Redonda, tentamos achar o tal livro mas não encontramos.

O Itaguaré está mais próximo mas ainda tem chão pra chegar na área de camping.

Paradinha pra foto.

Chegamos na área de camping do Itaguaré no final do dia, foi o tempo de pegarmos água, armarmos as barracas, trocarmos de roupas e o sol se foi. A foto foi do amanhecer e deixamos a subida do Itaguaré para a próxima vez pois tinhamos marcado o resgate e não sabiamos quanto tempo gastariamos na descida. Do camping até a estrada gastamos 1:50, a descida é forte por uma trilha cheia de erosões o que acaba com os joelhos.

O grupo foi composto por seis pessoas, da esquerda pra direita: Márcio, Marcelo, Alex, Weberson, Silas e Sérgio.

Dicas:

Recomendo a visita ao excelente site www.marinzeiro.com que contém muitas dicas sobre a região, como chegar, etc. Aproveito e deixo aqui meus parabéns ao autor pelo ótimo trabalho.

Camping:

No primeiro dia na região do Pico dos Marins existem uns 3 ou 4 pontos de acampamento, o primeiro é ao lado do riacho e não tem erro, o segundo deve estar a uns 20 minutos do riacho em direção ao cume, antes da parede de aderência. Após a subida das aderências mas antes da trilha final existe outra área de camping também mas sugiro já que chegou até ali ir para o topo que tem boas áreas de camping e o visual de lá de cima. Para quem está fazendo a travessia acho que a melhor opção é o camping do riacho.

No segundo dia pode-se acampar na área de camping passando a pedra redonda, porém NÃO TEM ÁGUA!!! Ou então ir para o Itaguaré, o que é bem mais cansativo, a área de camping do Itaguaré fica próxima de um riacho.

Estacionamento: Deixamos os carros no Milton do Acampamento Base Marins, telefone: 11-9770-1991. Para deixar o carro sai R$10,00 pelo período todo.

Resgate: O Milton também agilizou o resgate nosso no final da travessia, saiu R$120,00 para o grupo todo, e deu tudo certo, a komboza chegou uma hora antes do combinado o que foi bom pois ganhamos uma hora no nosso retorno.

No Milton ainda dá pra tomar um banho quente por R$5,00 e tomar um refrigerante ou uma cerva gelada!!!