sexta-feira, 26 de junho de 2009

"Lightweight Hiking"

Últimamente tenho repensado minhas velhas práticas de excursionismo no sentido de tornar mais leve minha carga e trocar a minha boa e velha mochila cargueira de 90 ltrs por um de 40.

Semana passada fui até o bazar da OBB (http://www.obb.org.br) e acabei conversando com um cara muito gente boa que estava vendendo uma barraquinha da Kailash, infelizmente me distraí e não perguntei o nome, ele acabou me dizendo o termo em inglês utilizado para designar essa prática de levar o básico: "Lightweight Hiking".

Essa prática requer um pouco de jogo de cintura de quem a utiliza e a sua característica mais marcante depois da boa diminuição da carga é o considerável aumento de desconforto (para alguns algo inaceitável) ou seja, adeus saco de dormir de -10, bota semi-rígida com gore-tex, barraquinha confortável com sistema anti-condensação, fogareiro multi-combustível com 2 litros de benzina de reserva, comida para dar, vender e sobrar... O esquema é um semi survivor-man ou como eu gosto de chamar: "Perrengue controlado" ou "Perrengue Simulator". O quesito "experiência do praticante" é muito importante pois há pouca margem para erros e imprevistos. Mas isso não quer dizer que temos que nos privar de todo conforto pois já existem equipamentos modernos bem leves exatamente para essa finalidade, sim os fabricantes estão ligados nessa onda! Exemplo disso nesse site: http://www.golite.com

"No pain, no gain", esse sofrimento todo tem recompensa: Agilidade! O ganho de velocidade no percurso com a diminuição de carga possibilita cobrir maiores distâncias em menor tempo.

Dias atrás postei um vídeo ensinando a constuir um fogareiro leve, econômico, ecológico (a àlcool) e "utilizável" até altitudes de 3000 metros, hoje acabei achando um vídeo de um camarada fazendo sua capa de chuva virar uma pequena tenda. Não achei muita vantagem desse esquema por conta da armação mas veja o vídeo e decida se a idéia vale a pena:


Poncho Tarp Tent - The best video clips are right here

Nenhum comentário: