terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Falhas em proteções de inox em locais litorâneos!



Após os recentes acidentes, a UIAA (Federação International de Montanhismo e Escalada) lançou um alerta sobre os riscos de falhas em proteções aparafusadas de aço inoxidável em áreas tropicais, ambientes marinhos.

De acordo com a UIAA, as primeiras amostragens de algumas zonas de escalada em regiões tropicais e ambientes marinhos mostraram que de 10 a 20% das proteções aparafusadas poderiam ter uma força de ruptura tão baixas quanto 1 a 5 kN! Para entender melhor, quedas normais de em escalada já submetem as roteções a forças de 1 a 5 kN. Segundo as normas da UIAA proteções fixas devem suportar uma força mínima de 22 kN.

Do site da UIAA: "De modo geral, algumas proteções fixadas quebraram tendo apenas o peso de um escalador. E todas as amostras que foram examinadas eram de aço inoxidável que atende as normas de segurança da UIAA e tem uma reputação de manter-se bem contra a corrosão. A corrosão nesse local em particular parece ser acelerada pela proximidade do mar e durante todo o ano com clima quente e úmido."


As imagens superiores mostram fotos das proteções com trincas visíveis, as inferiores não apresentam trincas mas também quebraram com cargas de 1 a 5 KN

Aqui estão as recomendações da UIAA, quando escalar em ambientes marinhos:

- Antes de qualquer escalada, nós recomendamos fortemente que você informe-se com os escaladores locais e/ou com as pessoas locais que equiparam as vias a respeito da qualidade das proteções no local.

- Algumas áreas são regularmente re-equipadas. Se os parafusos estão instalados a menos de 3 anos de idade, a experiência mostra que a probabilidade de encontrar uma proteção enfraquecida é baixa, apesar de serem conhecidas falhas do parafuso no prazo de nove meses de instalação.

- Por outro lado, se você detectar sinais de ferrugem nas proteções, isso pode indicar uma proteção muito enfraquecida. Nesse caso, não utilize a proteção, e abandone a escalada. Alerte os escaladores locais / pessoas locais que mantêm a área de escalada, para que eles possam inspecionar e substituir a proteção enfraquecida. Você também pode substituir a proteção, substituindo a proteção com uma similar ou superior resistência à corrosão.

- Como um princípio de precaução, recomendamos que você não escale nas vias em regiões tropicais e ambientes marinhos que apresentam sinais de ferrugem nas proteções e / ou quando você não sabe nem o responsável pela manutenção da área de escalada.

- Na ausência de informações confiáveis sobre a integridade das proteções os escaladores devem considerar todas as proteções fixas questionáveis, como é o caso da escalada alpina.

- Por último, é o montanhista que é responsável por suas decisões e ações relativas à integridade das proteções.

Fontes:

http://www.theuiaa.org/news_199_Extreme-caution-advised-for-anchors-in-tropical-marine-areas

http://petzl.com/en/outdoor/news-1/2009/12/16/planning-tropical-climbing-vacation-winter-beware-those-anchors

Nenhum comentário: