sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Perda lamentável no Montanhismo brasileiro!

É com imensurável pesar e tristeza que estou escrevendo esse post relatando a perda de nosso colega Bernardo Collares Arantes, atual presidente da Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro em um acidente ao rapelar um trecho do Fitz Roy. Sem dúvida era uma referência para muitos escaladores e vai deixar muita saudade.

Como ele mesmo dizia: "As montanhas são uma espécie de reino mágico, onde, por meio de algum encantamento, eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo".

Siga em paz!


Abaixo links para notícias sobre o acidente:

Argentina decide deixar alpinista em montanha

Folha de S.Pauloem 09/01/2011

Autoridades argentinas decidiram ontem, após reunião com uma comissão de resgate, deixar o escalador Bernardo Collares, 46 anos, no topo do monte Fitz Roy, de 3.405 metros de altitude. Segundo as autoridades, parentes do brasileiro que foram até a região concordaram com a decisão. A reportagem não conseguiu falar com eles.
Especialistas consideram que não há chances de Bernardo ter sobrevivido ao acidente que sofreu na segunda-feira. Segundo a médica Carolina Codó, 41, que coordena os resgates locais, a irmã dele, Erica Collares Arantes, 48, e um sobrinho concordaram que não há condições para que uma equipe vá ao topo e desça com Bernardo.
Bernardo caiu e fraturou a bacia após uma falha no equipamento de rapel. Renata (Kika) Bradford, 34, que o acompanhava, o deixou para pedir socorro. Como levou dois dias até El Chaltén, povoado mais próximo, as autoridades avaliaram que, além de arriscada, a busca seria em vão, pois são mínimas as chances de sobrevivência.
"Ir a pé é muito arriscado e não temos um helicóptero preparado. Quando tivermos uma trégua climática, é possível que escalemos para fotografar o corpo, para que a família o veja e saiba o lugar onde está", afirmou Codó.
Ontem, os familiares no Rio também não haviam conversado com a irmã e o sobrinho de Bernardo e negaram que havia consenso em deixá-lo no monte.

Notícias anteriores:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/alpinista-brasileiro-sofre-queda-na-patagonia.html

http://sportv.globo.com/extra/Alpinista-Bernardo-Colares-sofre-acidente-na-Argentina.shtml

Dos AZIMUTANTES os mais profundos sentimentos para os amigos e familiares.

Um comentário:

Professora Carla Nogueira disse...

Também estamos tristes... O tempo lá é muito instável e uma tormenta começa do nada... Mas ele está num dos lugares que ele mais quis nos últimos 2 anos...
Bjs!
www.expedicaoandandoporai.blogspot.com