quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Travessia do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Nesse carnaval fui pra casa dos meus pais no interior, +/- uns 350km ida (1h de Ribeirão Preto), de lá resolvi fazer uma viagem rápida de reconhecimento na Serra da Canastra pois olhei uns mapas imaginei que fosse próximo. Saí bem cedo na segunda e fui em direção a Sacramento, fiz a travessia do parque saindo em São Roque de Minas e voltei para a casa de meus pais, ao todo foram +/-750 kms no dia em umas 14 horas, se eu contar todo o tempo que eu fiquei fora do jipe deve ter dado 1 hora e meia pois o percurso era bem mais longo do que eu imaginei e não pude perder muito tempo. na terça voltei para Jundiaí onde foram mais 350 kms totalizando +/-1500kms.

Fiquei um pouco cansado mas valeu a pena e me deu confiança para fazer uma viagem mais longa, acho que se trocar os bancos pode melhorar significativamente.

Entrada do parque em Sacramento.


Placa informativa.


O valente "Sushi".


A estrada corta o parque em direção a São Roque de Minas.


Ao longo da estrada cruzamos com diversos riachos.


A fauna é grande no parque mas pena que não tivemos tempo para observarmos.


O totem indica a nascente do velho Chico.


Aqui começa o grande rio São Francisco, serão mais 3000 quilometros por dentro do Brasil.


Após a nascente a estrada começa a descer para São Roque.

2 comentários:

André Zancanaro disse...

Ae Martchelo, vamos fazer um comboio até Bariloche!!!

Unknown disse...

Olá pessoal, Realmente o parque nacional da Canastra é extraordinário. Estive lá por quatro dias no reveillon de 2009. Percorri o parque de oeste pra leste (da portaria sacramento até a portaria São Roque de Minas (que aliás é uma cidadezinha com boa infraestrutura). A estrada de terra (80Km) é transitável mas recomendável para veiculos 4x4 (quando chove, varios trechos formam piscinas que dificultam a passagem de veiculos sem 4x4). Aqui vai uma dica: a entrada no parque é regulada por horário porém, quem quiser ver os animais deve preferir deixar o parque após as 18:00 (durante o dia dá pra ver os gaviões mas a medida em que anoitece outros animais saem no campo (coisa que não acontece durante o dia). São Roque de Minas deve ser sua escolha em termos de base (tem boa infraestrutura). O parque não tem infraestrutura (pontos de apoio, sanitários etc ...) então vá preparado, leve lanches rápidos e água. Apenas um ou dois locais do parque tem sanitários. Estou voltando nesse lá nesse carnaval (2011). Abs