quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Histórico de Viagens

Quando eu comecei a praticar atividades de excursionismo me deparei com a necessidade de anotar algumas informações para uso posterior, do tipo "quanto tempo eu demorei para fazer o trecho do Ajax até o morro do Açu?" na travessia Petro-Terê, ou então "quanto tempo demora pra ir da garganta do registro até o Alsene?".

Hoje o GPS resolve a maioria dos problemas mas como ainda não tive necessidade e nem vontade de ter um, continuo somente com a bússola e a carta topográfica e anotando no papelzinho mesmo.

Resolvi fazer um simples histórico que eu uso quando vou para algum lugar e preciso anotar as informações, basicamente anoto onde estou, a hora e a data e para onde estou indo e quando chego no local anoto a hora.

Segue abaixo um exemplo de uma travessia de 2005:
O fato de anotarmos onde estamos e para onde vamos é útil pois nos permite saber quanto tempo ficamos parados em um determinado ponto, por exemplo:

Pelo histórico é possível saber que ficamos parados na pedra do queijo por 30 minutos, e que o percurso da portaria até a pedra do queijo durou 1 hora e quarenta e cinco minutos.

Quando chego de uma atividade, escaneio o histórico e coloco na pasta das fotos no computador, assim quando desejo repetir o evento revejo os históricos para programar me melhor.

Cada um pode acrescentar a informação que achar interessante, tipo a direção predominante no trecho ou outras, no meu caso fiz um também contendo um campo de quilometragem pois o jipe não têm odômetro:

Dicas:

Procure utilizar lápis e borracha, lapiseira além de correr o risco de acabar o grafite ela pode emperrar e caneta não tem como corrigir e pode vazer!

Eu costumo imprimir umas três ou quatro folhas, grampear e colocar num saquinho zip junto com o lápis.

Você pode utilizar o verso para fazer observações importantes tipo horários e preços de ônibus, telefones de lugares, etc.

Segue o modelo:

Um comentário:

André Zancanaro disse...

Marcelinho caprichando na parada! Nota 10!