quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O Camping no Montanhismo: Fogueiras, utensílios e lixo.

Fogueiras:

O antigo romantismo de acampar com aquela grande fogueira entre as barracas ACABOU. O preço desse conforto é muito caro, principalmente quando põe em risco velhas (e escassas) árvores, principalmente em campos de altitude. Isso para não falar das imensas marcas negras que maculam o terreno com um contundente impacto ambiental. Montanhistas nos dias de hoje se valem exclusivamente de fogareiros multicombustível, leves e versáteis para cozinhar. Um grandioso passo em direção ao baixo-impacto e a prática do "leave no trace", termo amplamente divulgado no Montanhismo mundial, que significa não deixar nehum tipo de rastro ou pista, exatamente como guerrilheiros que não desejam ser seguidos pelo inimigo.

Se você não tiver outra opção e tiver que acender uma fogueira alguma regras simples devem ser seguidas: Mantenha o fogo pequeno, cave um valeta em volta da fogueira ou mesmo faça uma barreira com pedras em torno do fogo, e somente acenda fogueiras onde seja permitido (só para lembrar, na maioria dos Parques Nacionais e Estaduais do Brasil não é permitido fazer fogueiras). Quando acesa fique de olho até que o fogo se extingua e as cinzas estejam frias, ou certifique-se que está totalmente apagada antes de sair. Para alimentar o fogo use única e exclusivamente gravetos e pedaços de madeira morta que ficam caídos na trilha ou na mata. JAMAIS extraia madeira viva para isso! Mesmo sendo permitido o uso de fogueiras o uso de fogareiro ainda é aconselhado visto sua praticidade e rapidez na montagem e utilização.

Lavando utensílios:

Primeiramente é necessário salientar que é possível lavar utensílios não muito sujos sem a necessidade da utilização de sabão ou detergente. Lavando os útensílios com água quente imediatamente após a refeição é perfeitamente possível mantê-los limpos. Preencher potes muito sujos com água durante algumas horas também ajuda a amolecer e soltar os restos de alimentos. Ao efetuar a lavagem dos utensílios com sabão certifique-se que é biodegradável e faça isso longe das fontes de água (pelo menos a 60 metros) e se possível longe da vegetação. No processo de lavagem não deixe restos de comida expostos, pois os mesmos podem ser ingeridos por animais silvestres os quais poderão se intoxicar com substâncias as quais não estão acostumados. Todo e qualquer resíduo sólido deverá ser recolhido em um saco plástico para posterior descarte em local apropriado. Para lavar os utensílios não há necessidades de buchas, lã de aço ou outros materiais abrasivos, basta utilizar um pouco de areia ou um pouco de capim para isso. Caso necessite tomar banho, utilize as mesmas regras acima e utilize sabão biodegradável em pequenas quantidades. Na hora de escovar os dentes a regra também é a mesma e quando cuspir a espuma da pasta dental o faça em forma de spray, isso evita que se cause aquele impacto visual desagradável em forma de uma mancha branca escorrida pelas pedras e vegetação.

Manuseio do lixo:

Sacolas e sacos de plástico são ítens indispensáveis. Montanhista usam para embalar comida, proteger roupas e saco de dormir de umidade, como tendas e bivaques de emergência e algumas vezes para manter os pés secos. É comum também materem na mochila um saco plástico resistente para a acomodação de todo o lixo produzido num acampamento, o qual somente será descartado em local apropriado. A regra básica no Montanhismo para embalagens de alimentos é a de que se você pode carregar a embalagem cheia, também pode carregar vazia, portanto tudo que for levado para montanha ou área natural deve ser trazido de volta. O verdadeiro montanhista traz consigo todo e qualquer restício de lixo que tenha produzido (inclusive restos de madeira queimada de uma eventual fogueiras) e também os que acha pelo caminho como papeis de bala, bitucas de cigarro e outros detritos que pessoas menos instruídas deixam para trás para poluir as áreas naturais. Jamais enterre lixo ou jogue-o em latrinas. A regra de OURO do camping: Deixe o local tão limpo quanto o achou. Para necessidades fisológicas é necessário cavar uma latrina a pelo menos 60 metros de distância de toda e qualquer fonte de água. Leve consigo uma pequena pá e cave um buraco de aproximadamente 20 a 25 centímetros de profundidade para enterrar os detritos juntamente com o papel utilizado.

Animais e comida:

Animais silvestres como quatis, macacos e roedores são capazes de rasgar uma barraca para conseguir comida, portanto guarde sempre a comida em sacos plástico e se possível suspensa por bastões ou amarradas em galhos de árvore.

Texto por André Zancanaro - www.azimutantes.blogspot.com.

Fontes consultadas:

  • Mountaineering: The Freedom of the hills, fifth edition.
  • Princípios de conduta consciente em Ambientes Naturais, Folheto editado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente - Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas, em dezembro de 2000.
  • Leave no Trace Inc.

Nenhum comentário: