sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Técnicas de Montanhismo na internet: Problema ou solução?

Com a popularização da internet multiplicaram-se também uma infinidade de sites, blogs e portais sobre diversas modalidades esportivas e de aventura, dentre elas o Montanhismo. 

Na verdade o Montanhismo é o nome que classifica o ato de se galgar montanhas, seja por uso de equipamentos técnicos ou não. Uma atividade que requer obrigatóriamente a observação, conhecimento técnico, experiencia prática, preparo físico e equipamentos adequados as sub-modalidades a que o praticante se disponha a realizar. As sub-modalidades dentro do Montanhismo são várias, de caminhadas simples em campos de altitude até escaladas a grandes paredes com a necessidade de uma infinidade de aparatos que demandam extrema capacidade técnica e logística.

É necessário salientar que o Montanhismo é uma atividade de risco onde o desafio principal é superar os obstáculos prevendo, calculando e transpondo estes riscos afim de completar o percurso, chegando a um cume ou atravessando uma rota. Obstáculos estes que não são somente físicos, logísticos ou meteorológicos mas também psicológicos, pois cada indivíduo tem dentro de si seus próprios receios e limitações, os quais são determinantes saber controlar e respeitar para não correr riscos desnecessários ou mesmo colocar todo um grupo em uma situação ruim. Portanto é
extremamente necessário saber que quem quer que se disponha a buscar conhecimentos de Montanhismo que não o faça única e exclusivamente na Internet ou por livros, que são fontes de informação adicional mas NUNCA poderão substituir um curso presencial onde as técnicas são ensinadas na PRÁTICA por um professor capacitado e experimentado e caso seja possível homologado por alguma Federação (FEMESP, FEMERJ).

Amigos Montanhistas, tenham senso crítico para aproveitar as informações da internet, absorvam as que lhes forem úteis filtrando e analisando o conteúdo e a razoabilidade de cada uma delas mas nunca se esqueçam de que o mais importante é fazer um bom curso e escalar bastante! E não esqueça do capacete!

Nenhum comentário: