segunda-feira, 16 de junho de 2008

Animais Peçonhentos: Aranhas

Nesse post trataremos os três principais tipos de aranhas que causam mais acidentes no Brasil. As aranhas caranguejeiras e as tarântulas (aranhas de grama), apesar de muito comuns, não causam acidentes de importância medica. As aranhas que fazem teias aéreas geométricas (circulares, triangulares etc.) não oferecem perigo, mesmo aquelas que atingem grandes dimensões.

Armadeiras (gênero Phoneutria)



Características: Tem o corpo coberto de pelos curtos de coloração marrom-acinzentada, com manchasclaras formando pares no dorso do abdômen. Podem atingir de 3 a 4 cm de corpo e ate 15 cm de envergadura de pernas. Não constroem teia.


Habitat: Terrenos baldios. Escondem-se durante o dia em fendas, cascas de árvores, bananeiras, onde há materiais de construção, lenha acumulada ou empilhada e, dentro de residências, principalmente em roupas e calçados.

Distribuição geográfica: São encontradas na Amazônia, Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Sintomas após a picada: Muitas vezes ocorre forte dor imediata e intensa. É acompanhada de inchaço (edema) discreto no local da picada. Nos casos mais graves, que ocorrem principalmente com crianças, pode haver suor intenso (sudorese), enjôos (náuseas) c vômitos, agitação, alteração no batimento cardíaco (arritmia cardíaca) e choque.

Tipo de soro: Antiaracnídico, somente utilizado se houver manifestações graves.

Aranha Marrom (gênero Loxosceles)




Características: Têm o corpo revestido de pêlos curtos e sedosos de cor marrom-esverdeada, com desenho claro em forma de violino ou estrela. Podem atingir 1 cm de corpo e 3 em de envergadura de pernas. Não são aranhas agressivas, picando apenas quando comprimidas contra o corpo.

Habitat:
Constroem teias irregulares em fendas de barrancos, sob cascas de arvores, telhas, tijolos empilhados, atrás de quadros e m6veis, cantos de parede, sempre ao abrigo da luz direta. No interior de domicílios se refugiam em vestimentas, causando acidentes.

Distribuição geográfica: Ocorrem em todo o Brasil, porém os acidentes são mais freqüentes nos estados da Região Sul.

Sintomas após a picada: Muitas vezes a picada não é dolorosa e, por isso, não é percebida. Horas depois do acidente aparece vermelhidão, endurecimento e dor no local, que podem ser acompanhados de bolhas e escurecimento da pele (necrose). Pode ocorrer também febre, mal-estar, dor de cabeça e vermelhidão no corpo todo e escurecimento da urina.

Tipos de soro: Antiaracnídico ou antiloxoscélico.

Viúva - Negra (gênero Latrodectus)




Características: Geralmente são aranhas de cor preta, sem pelos evidentes, de aspecto liso, com ou sem manchas vermelhas no abdômen, que é bastante redondo. Algumas espécies têm coloração marrom. No ventre há uma mancha avermelhada em forma de ampulheta.

Habitat: Vivem em teias irregulares, que constroem em vegetação rasteira, arbustos e barrancos.

Distribuição geográfica:
São encontradas em todo o território brasileiro. Os poucos casos de acidentes, leves e moderados, foram notificados no litoral nordestino, principalmente na Bahia. Há menção de acidentes no Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Sintomas após a picada: Dor de média intensidade no local da picada, acompanhada de contrações musculares. Também ocorrem agitação, sudorese e alterações circulatórias.

Medidas a serem tomadas em caso de acidente:
Compressas quentes e anestesia local para alivio da dor são suficientes na grande maioria dos casos. No caso de acidentes com vulva-negra, não ha soro isponível no Brasil - o acidentado deve ser hospitalizado para controle das alterações.

FONTE:


Manual de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos:

http://www.fundacentro.gov.br/ARQUIVOS/PUBLICACAO/l/Prevenção%20de%20Acidentes%20com%20Animais%20Peçonhentos.pdf

Um comentário:

einsteinfernando disse...

gostei do topico sobre as aranhas, moro em chacara e vejo aqui a ocorrencia de diversas especimes das quais me preocupam pois nao sei distingui-las,obrigado!