segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Avalanche" na Pedra Bela.

Neste domingo quando eu e o Carlão escalávamos pela via Adrenalina na Pedra Bela (Pedra Bela - SP) tomamos um puuuuuta susto quando rapelávamos para começar a escalar a via do lado. Cheguei na parada dupla onde o Carlão estava ancorado, montamos o rapél e enquanto eu aguardava ele descer e já não estava mais visível escutei ele gritar "PEDRA!!!" seguido por um estrondo como se fosse um deslizamento (e era!) CRAASHHHHHH!!! Na hora eu fiquei branco e gelei, já em seguida gritei pelo nome do meu parceiro que para meu alívio respondeu: "Tá tudo bem, soltou uma laca aqui da parede!". Quando ele encostou o pé na laca ela simplesmente deslizou parede abaixo, SORTE que não tinha NINGUÉM no pé da via!

Veja abaixo a foto do local onde a laca se soltou e a foto de um pedaço da laca (pedaço maior que não se quebrou com a queda). A laca ficava entre as vias Adrenalina e Morfina e acredito que não comprometeu nenhuma progressão em nenhuma via do local.

Por isso aqui o ALERTA, usem CAPACETE e andem sempre com estojo de primeiros socorros à mão, as vezes coisas totalmente alheias a nossa vontade, capacidade técnica e experiência acontecem.
Close de onde a laca se soltou.

Conforme ela caiu foi se despedaçando e mandando pedras pra todos os lados.

Pedaço maior da laca que derrubou um mourão, meu capacete do lado para dar uma idéia do tamanho.

4 comentários:

Marcelo Wood disse...

Caramba!!!!! Isso foi um meteoro!!!! Ainda bem que não machucou ninguém!!

Abraço

Anônimo disse...

maior mentira que ja ouvi fala ... minha vó meus tios, todos os meus parentes moram la em pedra bela e eu sempre vou la, e nunca e jamais aconteceu isso nah PEDRA de pedra bela é mto segura! eu sei disso porque foi meu vo que planejou a igreja que tem na pedra e planejou como seria as escada tudo!!! e as fotos da para perceber que sao pura montagem ! seus idiotas vou mostrar para todo mundo de pedra bela esse site de meia tigela .... porque ao contrario de voces sou muito conhecida por la! e só quero ver o que eles vao falar sobre isso que voces estao inventando sobre a PEDRA de PEDRA BELA !!! :s
beijos idiotas...!

André Zancanaro disse...

Eu não sou anônimo, sou o fundador do blog AZIMUTANTES, a pedra caiu quando eu estava escalando e caso o anônimo esteja duvidando é só perguntar ao Alexandre Anderson que estava lá no dia e viu a pedra rolar. Rolou mesmo, isso é normal acontecer, não é montagem nenhuma e não estou entendendo o motivo de tanta revolta? hahahaha... É cada uma...

Marcelo Wood disse...

Pessoal, comentários com palavras de baixo calão não são permitidos no blog portanto serão apagados.

Rafaela, você tem todo direito de duvidar da matéria. Isso é apenas um relato de um pedaço de pedra que se soltou e quase atingiu um escalador alertando para o uso de equipamento de segurança, aconteceu em Pedra Bela e se você conhece tão bem o lugar e é acostumada a escalar deve saber que isso não é um fato incomum.

Fique a vontade para mostrar para quem quiser, quem realmente conhece o lugar poderá lhe orientar melhor.

Att