domingo, 26 de abril de 2009

Guias Obrigatórios - Pedido de Informações

Pessoal,

Muitos montanhistas já sabem outros talvez ainda não. Ano passado o Ministro Carlos Minc do MMA editou uma portaria que acaba com a obrigatoriedade da contratação de guias em Unidades de Conservação Federais. Embora imperfeito, o texto é um grande passo de nosso trabalho junto aos órgãos públicos visando o acesso irrestrito às áreas de escalada e caminhada.

Entretanto ainda existem algumas UC`s que continuam exigindo a contratação de guias para qualquer visitante. Temos informações recentes sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra, por exemplo, que está exigindo a contratação de guias para realizar a caminhada da Casca Danta, uma trilha tranquila de apenas 3 km de extensão, alegando que alguns trechos estão com erosão.

Para que possamos solicitar ao Ministro que a norma seja de fato aplicada, precisamos de informações ATUALIZADAS sobre os procedimentos adotados nos Parques Nacionais de todo o Brasil.

Nesse sentido, pedimos encarecidamente a todos os Montanhistas que nos relatem a situação dos Parques Nacionais que visitaram recentemente quanto a exigência da contratação de guias para acesso às trilhas ou áreas de escalada. Temos especial interesse em saber como andam as coisas na Chapada dos Veadeiros, na Serra Geral e nos Aparados da Serra, entre outros.

Contamos com a ajuda de todos também para repassar esse apelo a outras listas de discussão de Montanhismo a que tenham acesso. Os relatos podem ser enviados para meu e-mail abaixo.

Agradeço pelo interesse e pela colaboração.

Silverio Nery
Presidente da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada)
silverio@webcable.com.br

Nenhum comentário: