quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bivacar - Um mal (as vezes) necessário.


Bivacar significa básicamente "estacionar ao ar livre" é uma prática ancestral desenvolvida desde os primórdios da civilização e está intrinsecamente atada a evolução humana. Pode-se dizer que bivacar é uma forma rústica de criar um abrigo se valendo de criatividade e improviso seja com pedras, roupas, cadarços de sapato ou mesmo em abrigos naturais com árvores e reentrâncias de uma rocha por exemplo. Do inglês 'bivy' ou do francês 'bivouac' a palavra bivaque indica a prática do impoviso em pernoitar ou se abrigar nas áreas naturais sem possuir equipamentos específicos de camping.

O bivaque foi durante anos (ou séculos) praticado e divulgado por exploradores, exércitos e mais recentemente também por escoteiros, entretanto os mesmos realizavam o bivaque de uma forma predatória e de alto impacto na Natureza valendo-se indiscriminadamente dos recursos disponíveis para o improviso de abrigos e diversas outras ferramentas úteis aos propósitos de suas atividades, deixando sempre para trás montes de árvores cortadas e vegetação derrubada. Hoje não existe mais desculpas para prática de tal ato, salvo alguma emergência em caso de queda de aeronaves, náufragos ou pessoas perdidas em matas.




Existem infelizmente até os dias de hoje pessoas que praticam o bivaque predatório desconhecendo ou fazendo vista grossa para o fato de que não nos resta muitas áreas de floresta nos dias de hoje, e que é muito fácil obtermos alguns ítens reutilizaveis para a realização de um bivaque sem degradar a natureza, como toldos de nylon, cordins, sacos plásticos, etc.






Na minha opinião o melhor bivaque nos dias de hoje é o do tipo planejado, ou seja, no qual o excursionista leva consigo alguns apetrechos que o permitam improvizar um abrigo em qualquer terreno tais como lonas plásticas, toldos de nylon que serão articulados juntamente com características de algum abrigo natural que o terreno possa proporcionar bem como pedras e vegetação morta, como galhos e folhas. O beneficio principal nessa prática é fazer com que o excursionista diminua drásticamente o peso de sua bagagem, fazendo com que o mesmo tenham maior desempenho ao percorrer uma rota, no caso de um montanhista por exemplo. Isso tudo a custa de um pouco de desconforto pois tudo tem um preço.

Existem também alguns ítens pré-fabricados de bivaques como redes, toldos que viram barracas se acoplados aos bastões de caminhada e também sacos de bivaque que funciona como um casulo onde o montanhista entra juntamemente com seu equipamento e fica protegido das intempéres, veja abaixo alguns modelos de bivaque.

Um bivaque é sempre uma ótima forma de se fazer um excelente programa de índio no melhor dos estilos "perrengue controlado" que eu particularmente ADORO!

Boas escaladas e caminhadas para todos,

André Zancanaro.

Bivaque com rede.

Bivaque aproveitando uma árvore como suporte



Bivaque em abrigo natural


Bivaque hi-teck com abrigo acoplado a bicicleta utilizando uma de suas rodas como suporte.

Saco de bivaque impermeável.

Nenhum comentário: