quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro decreta o Programa de Incentivo ao Montanhismo

No último dia 12 de fevereiro foi publicado o Decreto Municipal do Rio de Janeiro, assinado pelo prefeito Eduardo Paes que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhista. Foram considerados vários fatores para que a lei fosse aceita, dentre elas o fato do Rio de Janeiro ser um dos berços da modalidade no país.

Outras considerações importantes foram a proteção e conservação dos ecossistemas naturais, e a presença do capítulo 13 da Agenda 21, que garante a preservação das montanhas e o fortalecimento das instituições a elas ligadas com objetivo de gerar conhecimento à sociedade.

O decreto reconhece o montanhismo como atividade de valor cultural e esportivo na cidade, propiciando interação e colaboração para preservar o meio ambiente. A partir de agora, o acesso às montanhas, paredes rochosas, cachoeiras, entre outros ambientes naturais estão liberados para a prática da modalidade, inclusive a escalada esportiva.

O Programa - O Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo tem o objetivo de mapear as áreas para a prática do montanhismo, condições de acesso, da modalidade, caracterizar e propor soluções para evitar os problemas ambientais.

Todos os projetos serão feitos e executados pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Em um dos artigos do decreto, está incluso a Abertura de Temporada de Montanhismo no calendário de eventos oficiais do Rio de Janeiro, que acontece no último domingo do mês de abril na Praça General Tibúrcio, na Urca.

Fonte:Webventure

Nenhum comentário: