terça-feira, 6 de abril de 2010

Gestão de Riscos em Expedições: Equipe da Rede Globo passa por um “Comportamento de Risco”, seguido por evento de “Quase Acidente” no Dedo de Deus.

Não sei se vocês viram a matéria no Esporte Espetacular de Domingo, eu não vi no domingo, pois eu estava escalando com os amigos em Andradas MG, mas eu assisti a um vídeo agora a pouco pelo Youtube (acredito que seja uma cópia amadora da reportagem):
http://www.youtube.com/watch?v=9ZxEQ4TB6xA

Eu também li a matéria no blog do Esporte Espetacular para verificar o que a Globo estava posicionando sobre o feito:
http://colunas.globoesporte.com/ee/2010/03/29/aventura-extrema/#comments


O ocorrido:

A equipe da Rede Globo/Esporte Espetacular teve uma tentativa frustrada de escalar o Dedo de Deus em Guapimirim divisa com Teresópolis RJ, quando foram surpreendidos por uma tempestade seguida de raios, passando por comportamentos de riscos, seguidos por evento de quase acidente.


Foto: Dedo de Deus, vista da via Leste/Maria Cebola - Guapimirim RJ
Arquivo Azimutantes!

Neste post eu não tenho nenhuma intenção de apontar possíveis falhas durante o planejamento desta escalada e nem mesmo entrar no mérito do sensacionalismo que a Rede Globo/Esporte Espetacular fez durante a edição da matéria, mesmo porque pelas imagens parece que todos do grupo estavam super conscientes e tomando decisões básicas que tomamos em uma montanha. Tenho muito respeito aos montanhistas que estavam guiando o grupo.

A minha real intenção é aproveitar de um evento ocorrido na montanha com repercussão nacional para atrair leitores do blog para falarmos de um assunto muito importante que raramente é abordado nos meios de comunicação do nosso esporte: Gestão de Riscos nas Expedições.


Gestão de Riscos

Parece engraçado eu aproveitar de um fato que eu particularmente julgo de baixa relevância para iniciar uma conversa de Gestão de Riscos, contudo, vamos aproveitar da mídia sensacionalista para atrair leitores em um assunto de extrema importância. Tentarei não abordar palavras técnicas de gestão de riscos, alinhando meus conhecimentos de Gestão de Riscos Corporativos em Empresas Multinacionais para o nosso vocabulário montanhês de perrengue controlado e perrengue descontrolado.

“Perrengue Controlado”: travessia Marins x Itaguaré em Março de 2.009
Na ocasião o tempo fechou (o que é super comum nesta região), fizemos uma paradinha para descansar e fazer as necessidades básicas: reparem na vestimenta dos montanhistas e lanternas. Ops... perceba que tem até um rolo de papel higiênico entre nossos amigos...rs Montanhistas: Marcelinho Wood e Sergião - Foto: Weberson Martins


Para que eu realmente possa começar este post, é preciso explicar ou alinhar com vocês o escopo da Pirâmide de Classificação de Acidentes divulgado pela CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada. Através desta pirâmide é possível realizar um planejamento (mesmo que mental) para gerir os riscos básicos de montanha.


O que é a Pirâmide de Classificação de Acidentes?

A Pirâmide de Classificação de Acidentes é um indicador de grau de risco* ou evento*, orientando as pessoas para a realização de Gestão de Riscos através de acidentes ocorridos e divulgados através de relatórios de acidentes, alguns relatórios de acidentes no montanhismo são facilmente encontrados na internet (site da CBME, COSMO etc.), outro tipo de divulgação informal de acidentes no ambiente de montanha pode ser facilmente encontrado em blogs de montanhistas, fóruns de escalada etc.

*Risco: possibilidade de ocorrência de acidente;
*Evento: ocorrência de um acidente ou quase acidente;
*Quase Acidente: acontecimento/evento de algo que poderia causar um acidente.



Fonte: www.cbme.org.br acesso em 14/02/2010 - link Previna-se!
Curiosidade: segundo estatística apresentada no site da CBME, de 1.000 Comportamentos de Riscos acontece 1 Acidente de Gravidade Séria ou Fatal (1000:1), contudo, isso é uma analise estatística, ou seja, o seu primeiro Comportamento de Risco poderá ser o caso fatal.

O que é um Comportamento de Riscos?

Pode ser interpretado como comportamento de riscos, quando uma situação de risco foi detectada previamente e medidas preventivas não foram tomadas ou riscos não foram identificados de maneira prévia e os participantes de uma expedição passam por comportamentos que os expõem a riscos.

Ex.: Mesmo conhecendo o Ambiente da Montanha que será escalada, alguns cuidados básicos não são tomados de maneira preventiva, como carregar uma capa de chuva/anarak em local com forte presença de chuva, e durante a realização da escalada inicia uma chuva, expondo a riscos de hipotermia dos participantes etc.


O que é um Quase Acidente?

Pode ser interpretado como evento de Quase Acidente, quando ocorre algo que pode gerar um acidente, independente da gravidade, de leve até uma fatalidade.

Ex.: Estar escalando e uma laca de pedra (faixa de pedra) se desprender da parede e quase atingir o segurança da cordada. Outro exemplo bacana: estar escalando uma parede e “quase” ser atingido por uma geladeira jogada do topo da montanha (essa história é verídica, um amigo meu estava escalando no Rio de Janeiro, quando foi surpreendido por uma geladeira que foi jogada do alto da parede).


Como gerir os riscos?

Toda atividade ao ar livre nos expõe a riscos, desde possíveis eventos de pequenos ferimentos até eventos fatais.

A melhor maneira de iniciar um trabalho de prevenção de riscos ou gestão de riscos é conhecê-los. No caso das montanhas, o ideal é conhecer bem o local onde será realizada a expedição/visita, nível de dificuldade, previsão do tempo, histórico de chuvas e raios na região/época do ano da expedição, leitura de relatórios de riscos etc., este “reconhecimento” pode ser feito por sites de busca na internet, contato com associações/federações do esporte na região etc.

Hoje em dia, a internet nos possibilita a realização de pesquisas detalhadas dos principais locais de atividades ao ar livre, eu e muitos amigos montanhistas utilizamos a famosa ferramenta de busca Google.

Mapeado/conhecido os principais riscos, é necessário identificar controles mitigatórios, ou seja, controles que lhe dará razoável certeza de que os riscos não se transformarão em um evento/acidente.

Todo escopo de Gestão de Riscos pode ser feito de maneira mental, sem “inputalos” em uma planilha de Excel, contudo, é importante ser realizado na fase de preparação logística de uma expedição.


Assumindo riscos:

Com uma gestão sobre estes riscos podemos praticar tais atividades de maneira prazerosa. Eu particularmente não consigo ver a escalada sem que seja feito uma gestão de riscos mesmo que involuntáriamente.


O meu ponto de vista particular do Montanhismo é totalmente voltado por assumir alguns riscos de baixa intensidade e mesmo assim procuro ter todos os controles mitigatórios. Para mim, correr riscos com controles mitigatórios é saudável, não conhecê-los pode ser fatal... eu procuro conhecê-los.

Exemplo típico que eu e a grande maioria dos escaladores assumimos: Previsão do tempo é de chuva, e mesmo assim partimos para a rocha tentar uma escalada. Eu particularmente com este previsão levaria equipamentos específicos para a ocasião, mitigando alguns dos principais riscos assumidos/conhecidos.
Um grande amigo montanhista/Azimutante, o Milton Marques, sempre que ele vê alguém fazendo alguma besteira na montanha, mesmo que seja de pequena gravidade (ex.: esquecer de colocar um capacete para escalar uma pequena via), ele fala “então quer dizer que hoje você não vai morrer”, ou seja, um acidente não tem hora para acontecer.


Bom, é isso:

Respeite a montanha;
Conheça seus riscos; e
Aplique controles no mínimo razoáveis para mitigá-los.



Bons Ventos!!!
Weberson Martins


Links úteis/bibliográficos para elaboração da sua Gestão de Riscos:

Link de dicas de Prevenção de Acidentes da CBME:
http://www.cbme.org.br/seguranca/prevencao.html
Link de dicas para uma escalada segura da American Safe Climbing Association (em inglês) – tem algumas consultas sobre proteções fixas etc.:
http://www.safeclimbing.org/

Link de dicas Segurança do Corpo de Socorro em Montanha COSMO:
http://sites.google.com/a/cosmo.org.br/cosmo/oparque/seguranca

Link de dicas escrita pelo Mario Nery sobre prevenção de raios: http://www.cbme.org.br/seguranca/aph01/raios.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Passando para agradecer pelo link pro meu artigo na CBME e para dizer que o texto está excelente. Ótimas dicas principalmente para os iniciantes que nem sempre sabem medir esse risco.

Mario Nery disse...

Faltou a assinatura, deu tilt aqui...

Abraços, Mario Nery.