sábado, 2 de outubro de 2010

Montanha e Parapente "Paraglider"


Por enquanto, sou o único integrante do grupo a virar adepto desta modalidade que a cada dia venho descobrindo suas utilidades mais do que vantajosas para o Montanhismo. A principal delas, DESCER A MONTANHA VOANDOOOO!!!!!!



O tempo de formação de um piloto de parapente leva numa média de 2 a 6 meses no mínimo. Este tempo de curso vai depender mto da região onde se pratica esse esporte. Pois as condições climáticas podem ser determinantes para uma evolução rápida ou mais cautelosa para a própria segurança do aluno.

Nessa fase de aprendizagem, aprendemos a dominar o controle em solo do Parapente "Vela" que é fundamental para uma decolagem perfeita e controle no ar, chama-se essa fase de "Morrinho" .

No "Morrinho" vc fica longe de conseguir decolar em grandes altitudes e possivelmente se envolver em algum acidente sério que possa se machucar. Sempre acompanhado pelo seu instrutor. Esse período é como o aprender a andar de bicicleta vc terá que desenvolver a sensibilidade e se adaptar as mudanças e movimentos que "Parapente" transmite para seu corpo.

Período de Morrinho





A não ser que vc tenha "nascido pra voar" com todos as habilidades já incorporadas no seu corpo essa fase é bem desengonçada e exige muita paciência.



Com dedicação, em pouco tempo vc evolui e aprende a vencer seus medos, e a recompensa vem a seguir, com seus primeiros voos na rampa oficial do clube, regado de um belo visual e sensação de liberdade.

Serra da Moeda - Belo horizonte - Minas gerais






Aqui em Belo Horizonte existe um clube que fica na Serra da Moeda, que é conhecida como uma das regiões mais fortes para a prática de voo livre, ou seja, quem aprende a voar aqui voa em qualquer lugar do Brasil e praticamente do mundo, pela sua caracteristica de condições fortes ventos e térmicas violentas, que "fecha" muita vela, deixando mto piloto despreparado assustado.

Aos poucos vou falando mais sobre equipamentos, preços, e locais que estarei mapeando nas principais travessias e montanhas do Brasil para catalogar e divulgar locais que se possa estar praticando o Voo aqui nas montanhas e claro, diminuir o tempo de um passeio podendo aproveitar mais alguns dias.


A história do Parapente


A história do parapente começa em 1965 com a velasa (sailwing em inglês) criada por Dave Barish que chamou de slope soaring (vôo de talude) a prática de vôo com esta vela. Paralelamente Domina Jalbert inventa um pára-quedas cujo velame é composto por células, para gerar efeito asa. Este pára-quedas com dorso e intra-dorso, separados pelas células, foi o ancestral dos atuais pára-quedas, parapentes e kites (as velas do kitesurf). Desde então passaram a evoluir separadamente e atualmente a diferença mais importante entre pára-quedas e parapente é em relação ao chamado L/D (em inglês, Lift and Drag), ou coeficiente de planeio, que significa a distância horizontal que se pode atingir quando se parte de uma certa altura. Por exemplo: com um parapente de L/D 7, se a decolagem é feita de uma altura de 1 km, atinge-se 7 km de distância horizontal.
Nos parapentes atuais os L/Ds são superiores a 9, já os L/Ds dos pára-quedas são muito inferiores a este valor.


Ajudem a melhorar essa matéria com seus comentários.

2 comentários:

André Zancanaro disse...

Silas, aquela parte saliente na traseira do assento do paraglider é apenas a sua bunda, né? hahahahahaha...

Silas disse...

é minha bunda com o reserva!!!!!