segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Conquista do Dedo de Deus

Foto dos conquistadores do Dedo de Deus no dia da conquista. Da esquerda para a direita: Américo de Oliveira, Raul Carneiro, José Teixeira, Alexandre de Oliveira e Acácio de Oliveir
Telegrama enviado de Teresópolis informa sobre a conquista do Dedo de Deus, ocorrida às 11h45min do dia 08 de abril de 1912.

Ascensão Arrojada

Pela primeira vez a bandeira brasileira tremula no *”Dedo de Deus”*.

Telegrama que acabamos de receber de Therezopolis informa-nos da arriscada expedição que fizeram ao *Dedo de Deus* os arrojados excursionistas José Teixeira Guimarães, José Américo Oliveira Junior, Accacio José Oliveira, Raul Carneiro e Alexandre José Oliveira, que deram mostras de grande arrojo na perigosa empresa, e também de bello patriotismo, desfraldando naquelas alturas, virgens de vestígio humano, o auriverde pendão brasileiro.

É a primeira vez que a nossa bandeira fluctua em tão grande altitude.

*Fonte: Jornal “Correiro da Manhã”, 09 de abril de 1912 (terça-feira), pág. 5*

A Primeira ascensão ao “Dedo de Deus”


De Therezopolis escreve-nos o conceituado capitalista sr. Joaquim Freire, que assistiu á ascensão dos primeiros excursionistas que conseguiram galgar os ásperos cimos do “Dedo de Deus”.

“Escrevo-lhe com o espírito incendido e o coração transbordando alegria pelo acontecimento que hoje abalou os que, em Therezopolis, se interessam pelos feitos úteis.

Hoje, dia 8, ás 11,45 da manhã, foi galgado o cimo do grande obelisco conhecido pelo nome de “Dedo de Deus”, que na cordilheira dos òrgãos desafiava as audácias humanas.

A escalada do imponente obelisco, que até hoje era reputado inacessível, só não abalará o mundo scientifico por ter sido feita por meros *touristes*, sem maiores preocupações.

A´s 11.45, ascenderam o cimo; ás 12,40 fincavam a primeira bandeira branca, e á 1 hora içaram a bandeira nacional.

Devo dizer-lhe, sem vaidades, mas intima satisfação, que fui eu quem primeiro desvendou os felizes profanadores do segredo que a Natureza tão avaramente escondeu nos píncaros daquela pedra.

Fui esperal-os à saída da picada, por onde haviam penetrado na serra e vi, com bastante magua, que entre alguns amigos delles só eu representava o elemento veranista.

Conduzi-os ao Hotel Hygino, onde bebemos uma taça de champagne.

Remetto-lhe uma “magnólia silvestre”, colhida no cimo da pedra, onde há alguma vegetação e muita pedra solta.

Na próxima quarta-feira serei portador das photographias dos cinco heróes.

Será o *Correio da Manhã* o primeiro a estampar o retrato dos arrojados excursionistas, como foi o primeiro a receber a nova extraordinária ascensão.”

*Fonte: Jornal “Correio da Manhã”, 10 de abril de 1912 (quarta-feira), primeira página.*

Pesquisa: Acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
*por: Claudio Aranha*

*Nota:* A pesquisa foi motivada por dúvida acerca da real data em que ocorreu a conquista do “Dedo de Deus”, já que alguns textos informam ter sido o dia 08 de abril e, outros, em maioria, reportam o dia 09 de abril de 1912. Da fonte consulta, não resta dúvida quanto a ser o dia 08 de abril de 1912, uma segunda-feira, o dia da conquista. Ocorre que, por motivo que desconhecemos, a comemoração da conquista no dia nove se tornou uma tradição entre os montanhistas. Fica como registro histórico a matéria publicada no Jornal “Correio da Manhã”, solicitando-se a quem dispuser de outras fontes de informações sobre o assunto que as envie para que possamos também apresentá-las.

Fonte: http://abresca.com.br
Por: M.Marques
milton@mxb.com.br

Nenhum comentário: