quarta-feira, 13 de abril de 2011

Escaladas e Feriados... 2011 - CARNAVAL

Todo montanhista que se preza ama carnaval!
Claro que para utilizar os dias de folga para ir para a Rocha.... rs...

O último carnaval, não foi muito produtivo... mas rolou algumas escaladinhas após rodar muitos km´s e mudar o roteiro da viagem 5 vezes.

Abaixo, vou publicar um breve relato da “Trip Carnavalesca Montanhistica Azimutantizada na Ativa”.

Roteiro do CarnaClimbing 01 - GUAPIMIRIM / SALINAS - Via Leste e redondezas.
Previsão do Tempo: MUIIIIITAAAA CHUVAAAA...
RESULTADO: mudamos o roteiro na quarta-feira antes do carnaval.

Foto: 3 Picos - Friburgo RJ


Roteiro do CarnaClimbing 02 - MARUMBI - Montanhismo e algumas escaladas clássicas.
Obs.: claro que na região do Marumbi chove praticamente o ano inteiro... e no carnaval não seria diferente. Contudo, a previsão do tempo estava incrivelmente positiva: declarava SOL (poucos lugares no Brasil estavam assim).
RESULTADO: Malas prontas... Croquis e Mapas na Mochila. Ligamos para o pessoal do Abrigo 5.15 na noite de sexta-feira (dia da partida de São Paulo para Paraná)... e a informação era que não rolava nada a não ser bolinho de chuva...rs


Foto: Pico Marumbi



Roteiro do CarnaClimbing 03 - SÃO BENTO DO SAPUCAÍ SP - Escalada clássica no complexo do Baú (se chovesse, dava para escalar na Falésia dos Olhos).
Previsão do Tempo: Chuva com algumas janelas de sol, com pancadas de chuva no fim da tarde.

RESULTADO: Partimos na madrugada de sexta p. sábado rumo a São Bento.
Chegando em São Bento, fomos direto para o carnaval de rua da cidade. Como estava chovendo, não tinha ninguém...rs... fomos para um tal Clube... tb não rolava nada... então decidimos ir embora dormir (detalhe... dentro do carro). Paramos o carro na estrada da Pedra da Divisa (um dos lugares que a pedra poderia estar seca para rolar as escaladas).

Dormimos mal para caramba, éramos 3 cuecas dentro de um carro apertado. Acordamos cedinho e a chuva estava bombando... não rolou o climbing na Pedra da Divisa.
Decidimos ir para a cidade tomar café da manhã e depois ir para o Abrigo do Eliseu (Montanhismus). Chegamos no abrigo debaixo de muita chuva, e conhecemos uns malucos do Paraná que estavam se preparando para ir para a Falésia dos Olhos, tínhamos a notícia de que lá estava rolando climbing mesmo de baixo de muita água. Partimos....

Chegamos na falésia e entramos direto em uma via que estava seca. O grau de dificuldade era um pouquinho alto para quem não esta escalando esportiva. Era um 7b encardido pakas. Já na minha primeira investida, consegui fazer a via, mas arrebentei os braços e ferrei minha escalada do dia (na real ela já estava ferrada devido as chuvas...rs). Meus parceiros Alex e Pedrinho tentaram entrar na via, escalaram uma parte, mas decidimos abortar a escalada e voltar para o Abrigo.


Foto da via: 7b (não lembro o nome da via)



Retornando para o Abrigo, nos reunimos e decidimos partir para Andradas MG, pois lá poderia rolar umas escaladas clássicas, visto que a Pedra do Elefante seca razoavelmente rápido após parar as chuvas. E em Andradas também poderia estar rolando um carnavalzinho de rua etc.

Partimos...

Roteiro do CarnaClimbing 04 – ANDRADAS MG – Escalada Clássica na Pedra do Elefante e região

Previsão do Tempo: CHUVA... mas para quem já estava fudido... não custava nada arriscar... pelo menos lá tínhamos os amigos do Abrigo do Velho bebendo cerveja, vinho e comendo bolinho de chuva etc...rs.

RESULTADO: Chegamos em Andradas (domingo) e fomos direto para a Pedra do Elefante para aproveitar a janela sem chuva.

Subimos com o carro até muito próximo da pedra. Chegando na base das vias, encontramos outras duplas escalando nas vias da tromba do Elefante (via NóisQueFace e Normal). Além destas vias, tinha uma única outra seca, a via ERA DO GELO, entramos nesta em uma cordada simultânea (Eu, Alex e Pedrinho), mandamos os +/- 180 metros da via rapidinho, e na última cordada, eu tive que guiar com um pouquinho de chuva, mas com a rocha ainda bastante seca. Tomamos uma chuva bem fraquinha no cume, comemos alguns kitutes e rapelamos pela via ERUPÇÃO (nova via conquistada pelo Henrique, Junião, Silas e Eu... ptz acho q estou esquecendo de mais um conquistador... ô memória...rs).

Foto: Escalada na Pedra do Elefante em Andradas MG - Via Era do Gelo



Fomos para o Abrigo do Velho... No abrigo, tomamos umas geladas e fomos para o carnaval na city... não tinha nada.

No dia seguinte, amanheceu chovendo pakas... decidimos incluir mais um roteiro no carnaval...rs

Partimos... rumo a São Pedro SP (devido a formação da rocha em arenito e de paredes negativas... seca rapidinho... as vezes nem molha).


Roteiro do CarnaClimbing 05 – SÃO PEDRO SP – Escalada esportiva na terrinha Natal.
Chegamos na city na segunda-feira de carnaval a tarde (final da tarde) como não dava tempo para ir escalar, decidimos ficar em Águas de São Pedro no carnaval de rua, que estava ótimo! rs...
Na terça-feira eu e o Alex decidimos ir conquistar uma nova via na city... pegamos o martelete, chapeletas, cliffs etc... e fomos para uma nova falésia que estamos projetando novas escaladas.

Chegando próximo ao Pico, tivemos a tristeza de atolar o carro... ferrou tudo e ficamos horas tentando tirar o bixo da lama (muitaaa lama)... tivemos que buscar reforço. Depois de horas conseguimos tirar o carro do atoleiro com a ajuda de uma Toyota Bandeirante. Bom... este foi o último desafio de um feriadão super promissor que rendeu duas miseras escaladinhas...rs




Foto: Carro atolado indo para as escaladas em S.Pedro SP


Agora que venha o FERIADÃO DE PASCOA = RUMO A GUAPIMIRIM/SALINAS RJ – PARQUE ESTADUAL 3 PICOS. E QUE SÃO PEDRO NOS AJUDE. rs....

Nenhum comentário: