quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Primeira conquista feminina em solitário do Brasil

A “Transbaú“ foi aberta pela paulista Karina Filgueiras na Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, São Paulo. Foi graduada por ela como D3 5°SUP VIIA E3 280M. A escaladora utilizou 3 semanas para carregar suprimentos e trabalhar na via.

A Transbaú

Em 7 ocasiões, Karina teve que dormir na parede. Na primeira vez ela passou 3 dias e na segunda ela dormiu 4 dias na parede, terminando a escalada no dia 7 de agosto. Destaca-se que Karina cumpriu sozinha todas as etapas da conquista.

Karina Filgueiras em outra conquista - Foto: Maximo Kausch

Ela praticou um estilo totalmente limpo e levou a sério a palavra 'solitário' pois fez tudo sozinha mesmo. Desde carregar água - uma das tarefas mais árduas - até levar equipamentos e escalar. Tudo foi feito pela própria Karina.

A Transbaú tornou-se a via de maior extensão da face norte da Pedra do Baú e tem 8 cordadas. A progressão foi feita em livre e não foi utilizado equipamento de escalada artificial.

A equipe AltaMontanha parabeninza Karina Filgueiras por esta nova conquista e outras que virão por aí.

Fonte: http://altamontanha.com  
Por: M.Marques
milton@mxb.com.br

2 comentários:

Karina Filgueiras disse...

Pessoal, um grande abraço e espero que possamos nos encontrar nas paredes.
Semana que vem já devo disponibilizar o croqui.

Bito Meyer disse...

Grande Karina, grande feito!!!!neste momento vc representa todos nós, o lado humano do montanhismo. realmente estamos muito orgulhosos em te-la como amiga e uma montanhista de verdade, que saiu de casa com um sonho e realizou.