sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Breve história do montanhismo, no mundo e no Brasil.

O que é Montanhismo?

Montanhismo é o nome que se dá ao ato de se galgar montanhas, seja por uso de equipamentos técnicos ou não. Por diversas vezes o termo é confundido com o alpinismo.
O nome "alpinismo" é o mais popular devido aos Alpes, onde, praticamente deu-se início a prática das escaladas em montanha. Por causa de sua popularidade este termo não é designado para caracterizar apenas as escaladas feitas nos Alpes, mas em todas as rochas e montanhas do mundo. Alguns termos como "andinismo", e "himalaismo" também são empregados mas não obtiveram a mesma popularidade.

O montanhismo é uma espécie dentro do gênero do excursionismo. O excursionismo é uma atividade que engloba diversas outras como por exemplo o campismo, a espeleologia, a canoagem, a caminhada por trilhas, o mergulho e também o montanhismo. Geralmente, o termo excursionismo pode substituir o termo montanhismo. Isto geralmente acontece e um exemplo claro disso são os nomes das associações de excursionistas onde a atividade de escalar montanhas prevalece.

O ato mecânico de simplesmente "subir" uma montanha por diversos motivos, sejam eles por desafio ou por prazer, para muitos pode parecer idiotíce, porém o Montanhismo traz em sua essência muitos valores agregados, dentre eles a preservação ambiental, o mínimo impacto, a organização e logística para a superação de obstáculos, o companheirismo, a amizade, o espírito de equipe, a superação dos limites físicos e psicológicos de cada indivíduo.

Um pouco sobre a história do Montanhismo mundial.

Desde o princípio da existência humana, as montanhas despertavam fascínio e temor, pois a elas eram atribuídas características mágicas e sobrenaturais, sendo muitas vezes vistas como a moradia de deuses e criaturas monstruosas, somando-se aos fenômenos meteorológicos e geofísicos que freqüentemente revelavam-se nas suas formas mais severas. Isto manteve o homem longe das grandes montanhas por muito tempo e só no final do século XVI algumas expedições científicas com o objetivo de obter respostas sobre os poderosos fenômenos atmosféricos ousaram escala-las. Estas expedições enfrentavam um ambiente hostil quando não havia tecnologia em equipamentos e nem capacidade técnica devido a falta de experiência. Nesta época era comum associar heroísmo e bravura ao montanhista que com recursos escassos enfrentava um ambiente considerado hostil e muitas vezes fatal.
O ponto de partida do alpinismo moderno se deu em 8 de agosto de 1786 quando os franceses Jacques Balmat e Michel Gabriel Paccard venceram os 4.800 metros do Mont Blanc na Europa. O monte mais alto do planeta, o Everest com 8.882 metros, foi culminado em 1953 pelo neozelandês Edward Hillary e o nepalês Tesing Norkay. Na época este feito foi considerado um ato extremo de bravura e coragem e o alpinismo entrou em sua fase de ouro.


O Marco do Montanhismo Brasileiro.

O marco inicial do alpinismo brasileiro na escalada esportiva (fato qual alguns se opõe) se deu com a conquista do pico do Dedo de Deus na Serra dos Órgãos, próximo ao município de Teresópolis no Rio de Janeiro. Tal título vem do fato de que na época esta formação rochosa foi capaz de repelir várias expedições estrangeiras que a abordaram em tentativas frustradas de escala-la. Logo foi considerado "inescalável" pelos estrangeiros que diziam que "se eles, que eram escaladores experientes não conseguiram escalar o Dedo de Deus, nenhum brasileiro o faria!". Motivados por este desafio um corajoso grupo de rapazes de Teresópolis resolveram escala-lo, mesmo não tendo muita experiência nas técnicas do Alpinismo. Eram eles: José Teixeira Guimarães, ferreiro de profissão; o caçador Raul Carneiro; e os irmãos Alexandre e Américo de Oliveira. Utilizando-se de equipamentos de fabricação própria, como marretas, batedores, grampos (alguns destes grampos estão lá até hoje!) estes cinco escaladores, no dia 3 de abril de 1912 começaram a ultrapassar as inúmeras fendas, chaminés e paredes expostas até seiscentos metros. E finalmente, no dia 9 de abril de 1912 eles chegavam ao cume do Dedo de Deus. A via "Teixeira" até hoje é utilizada (foi regrampeada) para ascensões e descidas no Dedo de Deus.

É bom ressaltar que o Dedo de Deus não foi a primeira montanha a ser escalada no Brasil, mas sim a que mais se destacou. Desde o século 17 os Bandeirantes já galgavam montanhas e no século 19 várias escaladas foram registradas, porém, diferentemente da escalada do Dedo, estas eram motivadas por medições topográficas e estudos.

Algumas ascenções importantes no montanhismo brasileiro:

  • Parte do Agulhas Negras em 1856, por José Franklin Massena.
  • Pão de Açúcar em 1817, por estrangeiros que subiram pelo "Costão".
  • Monte Olimpo em 1879, Serra do Marumbi, por Joaquim Olímpio de Miranda.
  • Cume baixo do Agulhas Negras em 1898, por Horácio de Carvalho e José Frederico Borba.

Um comentário:

Levi Rodrigues disse...

Opa, mais um blog com conteúdo!!!!...

Finalmente estão aparecendo bons textos com conteúdo em português. Parabéns pelo trabalho!!!

Levi Rodrigues
www.cordadainfinita.blogspot.com