sábado, 17 de maio de 2008

Animais Peçonhentos: Lonomia

Quando se fala de animais peçonhentos logo pensamos em cobras ou aranhas mas a Lonomia Oblíqua é uma espécie de taturana que pode causar sérias complicações levando até a morte em caso de acidente. São encontradas mais na região Sul e com alguns relatos de acidente no estado de São Paulo.

Com aproximadamente 6 cm de comprimento quando adultas, estas lagartas apresentam espinhos verdes em forma de pinheirinhos sobre o corpo, chamados de scoli. O corpo é marrom escuro com uma faixa marrom (diferenciada do resto do corpo) que se estende por todo o dorso do inseto, sendo margeada por uma estreito contorno preto e este é revestido por um outro contorno branco, este mais externo.

A alimentação do animal é preferencialmente folhas das árvores silvestres e algumas frutíferas como pêssego, ameixa, abacate, goiaba, maçã e manga. Ela vive em comunidades de 80 a 100 animais, que durante o dia ficam agrupados em forma de 'tapete'.

Como prevenir acidentes:

- Na trilha observar antes de colocar a mão em troncos de árvores e raízes, olhar onde vai sentar ou encostar.

- Os acidentes ocorrem geralmente na manipulação de troncos de árvores frutíferas e jardinagem (seringueiras, araticuns, cedro, figueiras-do-mato, ipês, pessegueiros, abacateiros, ameixeiras, etc.).

- Verificar previamente a presença de folhas roídas na copa, casulos e fezes de lagartas no solo com seu aspecto típico, semelhante a grãos dessecados de pimenta-do-reino.

- Observar, durante o dia, os troncos das árvores, locais onde as larvas poderão estar agrupadas. À noite, as taturanas dirigem-se para as copas das árvores para se alimentarem das folhas;
Usar luvas de borracha, especialmente as pessoas que têm contato freqüente com as plantas.

Tratamento:

Nos acidentes por taruranas, recomenda-se aplicação de compressa de água fria no local do contato. Caso a dor seja insuportável há necessidade da aplicação de anestésico injetável local. Essa medida deve ser realizada por profissional da área médica.

Havendo sangramento, o acidentado deverá procurar auxílio médico para aplicação de soro específico.Devido ao grande número de acidentes hemorrágicos a partir de 1989, o Instituto Butantan desenvolveu o Soro Antilonômico que tem a propriedade de reverter o distúrbio causado pela taturana. Atualmente é o único tratamento eficaz .

É também de grande importância que a taturana causadora do acidente seja coletada e levada junto com o acidentado, para uma identificação correta.

Na natureza não existem vilões:

Apesar das taturanas causarem acidentes e algumas prejuízos, como pragas às lavouras, elas são importantes dentro do equilíbrio da natureza. Sabe-se, atualmente, que o surgimento de lonomias em abundância deveu-se ao desequilíbrio ambiental provocados por desmatamentos, queimadas, extermínio de predadores por aplicação de agrotóxicos e por proliferação de loteamentos em áreas preservadas. Ao encontrar taturanas, não mate-as. Colete-as e procure um profissional para a identificação correta e encaminhamento ao órgão competente. Desta forma, você estará colaborando com a ciência e preservando a natureza.

Procure o Instituto Butantan:

Para orientação sobre lagartas urticantes ou outros insetos ligue (11) 37267222 ramal 2128 – Laboratório de Parasitologia/Entomologia – e-mail: taturana@butantan.gov.br
Para orientação sobre tratamento ligue (11) 3726-7222 ramais 2188/2000 – Hospital Vital Brazil: e-mail: hospital@butantan.gov.br

Fontes:
http://www.butantan.gov.br/materialdidatico/numero6/numero6.htm
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2376
http://www.cit.sc.gov.br/agentes_animais_lagartas_lonomia.php

Nenhum comentário: