segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novas Vias de Escalada em São Pedro SP - Pedra Branca - Setor das Cobras

Durante os meses de Outubro e Novembro de 2010, eu e o Alex Feijó (vulgo cabelo) estávamos Planejando fazer uma trip para Argentina, mais precisamente para Bariloche para escalar com o nosso amigo Miltão no Frey. Contudo, devido a uma série de inconvenientes de férias descasadas e aos altos preços das passagens aéreas, decidimos voltar as origens e dar uma “invernada de verão” para conquistar novas vias na nossa terrinha Natal: São Pedro, interior de São Paulo.

Foi ai que tudo começou, corremos com os contatos para comprar Chapeletas, Parabouts, equipos etc.

Tínhamos planejado gastar pelo menos 50 chapeletas conquistando novas linhas na terrinha, acreditávamos que isso nos renderia pelo menos 5 vias, contando uma média de 8 a 10 chapas em cada via, todas esportivas, algumas com duas cordadas de 30m. Planejávamos abrir duas das vias em uma falésia que nós ainda não podemos divulgar e outras duas na Falésia do Querosene e outra via no Cruzeiro do Facão.

Tínhamos em nosso “projetinho de fim de ano”, finalizar uma linha que tínhamos iniciado há um tempo, a “Fome Zero (VISup)” e abrir pelo menos mais uma via nesta falésia que ainda não podemos divulgar, pois o proprietário da terra ainda não aprova a entrada de pessoas estranhas no sítio, estamos trabalhando a abertura do pico para os escaladores.
Nesta falésia, tínhamos apenas 4 vias, duas chapeletadas, mas inacabada (a Fome Zero – VISup e a Pau D’Alho 8a/8b???), uma em móvel (8a/8b???) e outra em top-rope (V) e mais outros muitos projetos em móvel e fixo. Os novos projetos variam de 20 metros até 60 metros de altura, a característica da rocha é um arenito muito bom e bem vertical, com lances extremamente negativos. Em breve quem sabe conseguimos a autorização e divulgamos o pico para a comunidade montanhista.

Chegamos na falésia logo no dia 27/Dez as 15hs, logo no começo tivemos um inconveniente nesta parede, muitas abelhas estão no local, o que deixou a conquista com um fator psicológico um pouquinho elevado. Finalizamos a conquista por volta das 20hs.

Como a trilha do local esta bem no meio das ferozes abelhas africanas, decidimos sair por cima da falésia. O Alex escalou de segundo limpando a via, chegando na parada umas 20h30m. Tive que finalizar a via escalando um espinheiro no meio da mata fechada, com solo praticamente vertical. Como não tínhamos facão, fui levando os espinhos no peito, braço, rosto etc. Puxamos todos equipamentos e saímos do sítio as 22hs. Fomos diretamente para o Morangão Lanches (lanchonete típica do interior com lanches deliciosos e gigantes), assim comemos um “lanchinho” com suco de Açaí para comemorar a conquista da via “Fome Zero”.

Foto: Via Fome Zero (VI/VISup)

No dia seguinte acordamos cedo e fomos para a Cuesta da Serra de São Pedro, nosso próximo objetivo era a Falésia do Querosene. Há alguns anos, iniciamos nesta falésia uma conquista de uma via em móvel quase que toda negativa de aproximadamente 50 metros de altura. Esta linha era nosso objetivo para o dia. Logo fui entrando com o carro para acessar a parede por cima (a parede só é possível acessar por rapel), contudo, o Alex teve a magnífica idéia de ir até uma Pedra que fica bem em frente da linha, para que assim pudéssemos fotografar e filmar a linha a ser conquistada.

Foi ai que todo nosso projeto de fim de ano foi para o espaço. Ao ficar sentado no cume da Pedra Branca, visualizando a linha que íamos entrar, percebi que a Pedra Branca que aparentemente não apresentava muita opção para escalada tinha uma Falésia um pouco mais abaixo no meio da Mata Nativa. Chamei o Alex e logo falei que dava para escalar lá em baixo da Pedra Branca, descemos pela mata fechada procurando uma trilha que tínhamos utilizado ha algum tempo para escalar um boulder, fomos descendo e conseguimos visualizar a falésia, logo percebemos que havia algumas possibilidades de abertura de vias.

Voltamos para o carro pela trilha de +/- 5 minutinhos de caminhada, nos equipamos, pegamos o martelete, Cliff etc., descemos rumo à falésia. Logo no começo da curta trilha, eu quase pisei em uma enorme cobra. Até então eu não havia percebido que era apenas uma Jibóia, tranqüila e muito bem alimentada. Fotografamos e filmamos nossa colega, a retiramos da trilha e colocamos a mesma rumo à mata fechada. Deste momento em diante, tudo que olhávamos na mata pareciam cobras, mas até então... isso era só nosso psicológico abalado com o tamanho da Jibóia cor de mato seco.


Foto: Jibóia encontrada no primeiro dia de conquistas.

Chegamos até a falésia e começamos as conquistas.


Foto: Via de Acesso ao Cume - Ninho das Cobras (III) - Vista do Vale da Pedra Branca

Encontramos no local algo que precisamos para ajudar a evoluir a escalada e desenvolver uma nova geração de escaladores na região. O Pico é de fácil acesso, muito próximo do asfalto, com trilha curta e parede de baixa dificuldade para ser escalada. Assim criaríamos um verdadeiro Campo Escola para desenvolver o esporte na região. Abaixo descreveremos as vias conquistadas no Fim de Ano de 2010. O Pico chamamos de Campo Escola Pedra Branca - Setor das Cobras. As vias foram conquistadas e visualizadas por mim (Weberson Martins) e pelo Alex Feijó.


PEDRA BRANCA - NOVO CAMPO ESCOLA DE ESCALADA EM SÃO PEDRO SP


Foto: Via 3: Jiboiano (VSup / VI)

O Local: A Pedra Branca é conhecida por alguns moradores da cidade de São Pedro, de lá se avista a Cuesta da Região do Cruzeiro do Facão, com suas imponentes formações rochosas em Arenito.

A pelo menos 20 anos atrás, foram instalados canos de aço como corrimão para que as pessoas acessem o pequeno cume da Pedra.

O Vale da Pedra Branca é muito bem preservado, em meio à mata nativa, protegida por várias cobras, macacos, gaviões de pelagem cinza, tucanos etc.
Acesso: Para chegar a Pedra Branca, basta deixar o carro no começo da Estrada do Querosene (+/- 300 metros de estrada de terra) e entrar no sítio a esquerda, seguir sentido a Cuesta.

ATENÇÃO A PEDRA BRANCA ESTA LOCALIZADA EM PROPRIEDADE PARTICULAR. MUITO RESPEITO COM O LOCAL, COM OS SITIANTES, COM A NATUREZA ETC.

- Via 1: 28 anos (V / VSUP)
Curiosidade da via: possui diversas maneiras de escalar esta via, variando bem o grau de dificuldade, podendo chegar em movimentos de 7a se escalada em linha reta. Escalando pela maneira tradicional, a graduação não passa de VSup, utilizando as arestas que formam grandes agarrões saindo da base da pedra, da esquerda para a direita da via. O nome da via foi dado pelo Alex por ser conquistada no dia do meu aniversário de 28 anos.

- Via 2: Belevilirius (??? - aguardando first ascent - mas pela minha visão, passa do sétimo grau com certeza).
Curiosidade da via: a via esta com chapeletas nos pontos onde se pode costurar de maneira confortável, mas para chegar nestes pontos, tem que regletar na parede vertical (90graus), muitos dos regletes são um pouco tanto abaulados...rs Deixamos a via montada, mas não conseguimos escalar a mesma.

- Via 3: Jiboiano (VSUP / VI)
Curiosidade da via: Esta foi a primeira via conquistada na Pedra, é uma linha que aparentava ser a mais fácil de ser escalada, devido as agarras que são facilmente vistas por cima ou por baixo da pedra. Contudo, as agarras são bem abauladas, e para conseguir escalar a via confortavelmente em VSUP ou VI grau é necessário abusar do equilíbrio.

- Via 4: Ainda em Projeto - (Oposição do Diedro - ainda não conseguimos escalar, mas deve dar movs de 7a ou mais)
Curiosidade da via: mesmo sem estar com todas as chapas batidas, da para escalar a via utilizando as chapeletas da via 5 (Caraio a Cobra tá Aqui), esta via é paralela a esquerda do diedro, podendo utilizá-lo como oposição. A primeira chapeleta é a mesma que a da via 5.

- Via 5: Caraio a Cobra tá Aqui (Diedrinho) - (IV) *muito cuidado com as fendas, pois na última fenda/buraco tinha um rolo de cascavel tirando uma soneca.
Curiosidade da via: via para iniciantes na escalada, esta via serve como ponto de escape para ir embora do local com mais velocidade.

Foto: Via 5: Caraio a Cobra tá Aqui (Diedrinho) - (IV)


- Via de acesso ao cume: Ninho de Cobras - (III) *muita atenção no platô, antes de sair andando pelo plato e colocando as mãos nas fendas, verifique se não tem cobras no local.

Obs.1: da Parada das Vias "28 anos", "Belevilirius" e "Jiboiano", existe uma fenda na diagonal direita, por esta fenda dá para fazer uma travessia (Travessia das Aranhas) para o Diedro (via 5: Caraio a Cobra tá Aqui). Deste local dá para escalar até o Platô Ninho de Cobras (via 6) (muito cuidado com as cobras), lá tem uma chapeleta para proteger, depois é só continuar escalando um trepa pedra pelas fendas que vai chegar no cume da Pedra Branca (se achar necessário, utilize friends e nuts grandes para proteger). Do cume da Pedra Branca até o carro dá no máximo 5 minutos de caminhada.

Obs.2: Muita atenção nas trilhas e nas escaladas (mãos e pés), durante as conquistas muitas cobras foram vistas na trilha, platô e até mesmo em uma fenda.
No primeiro dia de conquista, vimos no meio da trilha uma cobra Jibóia muito grande, esta deu origem ao nome da via 3 (Jiboiano). No segundo dia o Alex quase colocou a mão em uma Cascavel em uma moita de capim no Plato (via 6: Platô Ninho de Cobras) que da acesso ao cume da Pedra. E no quarto dia, após ter aberto todas as vias e já estar indo embora, eu coloquei a mão em uma fenda já chegando no Platô (Ninho de Cobras) e decidi dar uma olhadinha dentro da fenda, foi quando avistei a Cascavel enrolada no fundo da fenda, esta cobra acabou originou o nome da via do diedrinho (via 5: Caraio a Cobra tá Aqui).

DÚVIDAS - ENTRE EM CONTATO COM OS CONQUISTADORES AZIMUTANTES: ALEX FEIJÓ E WEBERSON MARTINS.

4 comentários:

André Zancanaro disse...

Botou pra fu.. ferver! Parabéns! Let's rock and roll, mas gritem "pedraaaa!" hahahahaha...

André Zancanaro disse...

"Caraio a cobra tá aqui" foi ótimo!
Adrena pra tudo que é lado, os caras não se contentam só em escalar, querem escalar onde tem CASCAVÉL pendurada na parede! Isso é ter um jeito CHUCK NORRIS de ser! hahahahahaha...

Anônimo disse...

cuidado com as bromélias, hein??? kkkkk

Atitude disse...

Bom dia ...Sou de itirapina S.P ao lado de Sao Bento ..onde fica essa trilha que dá acesso por baixo , fomos até lá mas pelo que vimos o acesso parecia somente por cima, por rapel..
Fica proximo deste mirante ...