quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Inaugurado o Abrigo do Açu




Fechando as comemorações dos 71anos de criação do Parque, no dia 04/12 entrará em operação o Abrigo de Montanha dos Castelos do Açu, um marco na tradicional Travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada por muitos a trilha mais bonita do Brasil.

O novo abrigo de montanha tem capacidade para 30 visitantes e segue projeto semelhante ao Abrigo da Pedra do Sino, inaugurado em 2001. O abrigo foi construído com madeira certificada e conta com energia solar e tratamento biológico de efluentes. Entre os confortos estão a cozinha, banho quente e camas beliche.

O abrigo foi construído em Teresópolis, desmontado e transportado de helicóptero para ser remontado no local, a 2.150m de altitude.

O Abrigo do Açu será operado pela empresa Hope, que ganhou a licitação de concessão do serviço, o que garantirá a presença permanente de pessoal para atendimento, orientação e controle da visitação, aumentando a segurança e melhorando o sistema de busca e resgate na área da Travessia. A maior presença e a nova estrutura deverão reduzir os impactos da visitação no local, principalmente lixo e dejetos humanos.

O chefe do PARNASO, Ernesto Viveiros de Castro, ressalta as vantagens do novo abrigo, “Além do maior controle da montanha, a nova estrutura permitirá que o visitante faça a travessia mais leve, sem carregar barraca, fogareiro e panela. A proposta é que as pessoas possam passar mais dias nas montanhas, conhecendo outros roteiros e paisagens incríveis da Serra dos Órgãos”.

Fonte: Boletim Eletrônico do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Nº 35 - Dezembro de 2010

2 comentários:

André Zancanaro disse...

Vamos ver se agora a galera começa a CAGAR no lugar certo e não na trilha ou do lado das bicas. Isso sem falar que (apesar de não ter ido lá ainda) o abrigo está montado um pouco acima de onde a gente pega água! Será?

Weberson Martins disse...

Achei esta abrigo parcialmente bacana... um lado é o que o Zancanaro falou... as merdas que as antas deixam na montanha pode ser que tenha um destino, apesar de duvidar muito disso, pois o abrigo nao tem capacidade p/ todos cagarem...

Enfim, acho uma puta poluição visual e uma falta de espírito naturalista/aventureiro etc... uma construção como esta no meio da travessia, isto trará cada vez mais visitantes despreparados, que entenderão que estão seguros por contar com dois abrigos durante a travessia.